João Pessoa
Feed de Notícias

Projeto aproxima alunos de João Pessoa do mundo da cultura

terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 19:28 - Fotos: 
A partir desta quarta-feira (12), um projeto levará alunos de João Pessoa a conhecerem o mundo de arte, ciência e história do Espaço Cultural José Lins do Rego. Idealizado pela Coordenação de Literatura da Fundação Espaço Cultural (Funesc), o projeto Escola no Espaço pretende estreitar a relação entre o órgão e as escolas de João Pessoa, através de um contato direto entre os alunos e os equipamentos do Espaço Cultural. As escolas que desejarem participar do projeto podem entrar em contato com a Coordenação de Literatura da Funesc, através do telefone 83-3211-6244.

O projeto tem início com uma visita dos alunos da Escola Municipal Presidente João Pessoa, a partir das 7h30. O grupo vai ao Espaço Cultural acompanhado da professora de História, Lúcia Pantaleão. Lá fazem uma visita à Escola de Dança da Funesc e conhecem o Museu José Lins do Rego, onde assistem palestra do historiador Arion Farias sobre a trajetória política do ex-presidente João Pessoa e o desenvolvimento urbano da Capital paraibana.

Depois, o grupo segue para o Museu José Lins do Rego, onde conhece um pouco mais sobre a vida e a obra do autor do clássico ‘Menino de Engenho’, através de uma palestra com o escritor Osmar Lima de Mendonça. Na sequencia, o coordenador científico Antônio Manuel Gomes falará sobre o acervo da Estação Ciência.

O segundo momento do dia reserva uma série de atividades culturais no Teatro de Arena do Espaço Cultural. A programação começa com uma coreografia da música ‘Terra, Planeta Água’, de Guilherme Arantes, feita por alunos da Escola de Dança da Funesc. Em seguida, a integrante da Orquestra Infantil da Paraíba, Lis Dália de Lima Vasconcelos Fonseca, de 11 anos, fará um número solo. A programação termina com um recital do poeta Mário Bento de Morais e uma leitura para reflexão da professora Sueli Assis sobre o tema ‘Preservação do Meio Ambiente’.

“Neste piloto do projeto, iremos trabalhar o tema da conscientização ambiental. Será importante que a cada visita desses alunos sejam trabalhados temas transversais que venham transformar essas crianças e esses jovens em agentes multiplicadores”, explica a coordenadora de Literatura da Funesc, Gabriela Marques.

Da Assessoria de Imprensa da Funesc