João Pessoa
Feed de Notícias

Governo distribui 450 mil doses de vacina e prepara evento infantil para o ‘Dia D’

terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 10:43 - Fotos: 

Tudo pronto para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil, na Paraíba. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu 450 mil doses da vacina contra a poliomielite para os 223 municípios paraibanos.

A meta é imunizar, pelo menos, 95% das 310.408 crianças com até 5 anos de idade. O Governo do Estado fará uma festa infantil, no próximo dia 22, o ‘Dia D’ contra a pólio, no Hospital Arlinda Marques, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, com direito a palhaço, pula-pula, distribuição de camisetas e café da manhã. A SES adverte que só devem tomar a vacina antes do dia 22, as crianças que estão com o cartão de vacinação em aberto.

A 2ª etapa de vacinação contra a pólio tem como slogan ‘Não dá para vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar’. O chefe do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, explicou que a campanha não começou e que a orientação do Ministério da Saúde é que seja vacinado o maior número possível de crianças em um mesmo momento, que será no ‘Dia D’, para que a campanha tenha o efeito esperado, que é a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.
 
Somente assim, segundo Walter, será criada a barreira contra o vírus no meio ambiente.
“As vacinas já foram distribuídas, mas a campanha só começa no dia 22. Alguns municípios estão interpretando erroneamente a orientação do Ministério da Saúde. A recomendação é que sejam contabilizadas na campanha as crianças que estavam com doses agendadas para os 15 dias que antecedem o ‘Dia D’ e que sejam vacinadas na rotina, nesse período.

Não existe nenhuma orientação para antecipar a campanha. As outras crianças que estão com o calendário em dia só devem procurar os postos no sábado 22, para que seja cumprido objetivo da vacinação e que a coletividade fique realmente protegida contra o poliovírus”, explicou.

Proteção para todos – Apenas 83% dos municípios paraibanos atingiram a cobertura vacinal de 95% na primeira fase da campanha. Por isso, a importância de repetir a vacinação de toda as crianças, nessa segunda etapa. A idéia é proteger as crianças que eventualmente não tenham conseguido produzir anticorpos com as doses anteriores. Essa é a proteção individual, mas a campanha também é para provocar a disseminação do vírus no meio ambiente.

“A criança vacinada expele o vírus vacinal pelas fezes e por via oral, durante até 15 dias. Esse vírus se espalha no meio ambiente, criando a barreira de proteção. Quem não foi imunizado, de forma indireta, também fica protegido contra a doença”, lembrou Walter.

Segundo o chefe do Núcleo de Imunização do Estado, a recomendação do Ministério da Saúde é que os municípios brasileiros alcancem, de forma homogênea, coberturas mínimas de 95% da população-alvo. “Para isso, procuramos fazer o nosso dever de casa, disponibilizando as doses, capacitando os profissionais e promovendo as campanhas a fim de atingirmos o público-alvo. Em contrapartida, esperamos contar com o apoio da população, levando as crianças aos postos de vacinação”, destacou.

PB tem 1.520 postos – Em toda a Paraíba, 4.210 profissionais estarão de plantão nos 1.520 postos fixos e unidades. O chefe do Núcleo de Imunização da SES lembrou que além das doses contra a pólio, estarão disponíveis para os menores de 5 anos, outras vacinas, como Tetra, Hepatite B, Rotavírus, DTP e Tríplice Viral.

Assessoria de Imprensa da SES-PB