João Pessoa
Feed de Notícias

A expectativa da Emater é reunir cerca de 200 agricultores familiares da região do Baixo Paraíba

terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 15:36 - Fotos: 

O primeiro dia de campo sobre a cultura do girassol implementada na Paraíba, a partir do Programa Nacional da Produção e uso do Biodiesel (PNPB) do Governo Federal, acontecerá nesta quinta-feira (13) no sítio Canto Alegre II, no município de Salgado de São Félix, região administrativa de Itabaiana. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), prefeitura e associação local de apicultores.

A expectativa dos extensionistas organizadores do dia de campo, que começa às 8h, é reunir cerca de 200 agricultores familiares da região do Baixo Paraíba interessados em conhecer todo o processo de cultivo do girassol, desde o plantio à comercialização. Dividido em três estações, o evento vai orientar os participantes sobre preparo do solo, plantio, tratos culturais, pragas e doenças, tratamento, colheita, armazenamento, beneficiamento, comercialização, receita e lucro.

Uma das atrações do dia de campo é o consórcio do girassol com apicultura que, segundo o coordenador regional da Emater de Itabaiana, Antônio Jocemar, se constitui em mais uma fonte de renda para os agricultores que aderirem a essa prática. Ele explicou que em um hectare de girassol é possível produzir 30 litros de mel de abelha.

Autoridades do setor público agrícola são esperadas no evento, entre elas o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra Cavalcante; a diretoria colegiada da Emater representada pelos diretores Hermano Araújo, José Marinho de Lima e Afonso Cartaxo; o assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hector Carlos Barreto Leal, além de representantes da Petrobrás, bancos oficiais, sindicatos, associações e sindicatos rurais.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB