João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria e municípios preparam a I Conferência de Saúde Ambiental

terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 17:41 - Fotos: 

Representantes de cerca de 100 municípios paraibanos participaram, nesta terça-feira (11), das primeiras reuniões preparatórias da I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, que será realizada de 21 a 23 de outubro próximo. Os encontros, promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), aconteceram em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Catolé do Rocha. Nesta quarta-feira (12), as reuniões acontecem em Guarabira, Cuité, Piancó e Cajazeiras.

Os encontros desta quarta-feira, que serão realizados nos prédios onde funcionam as sedes das gerências regionais de saúde, devem reunir representantes de 70 municípios. As reuniões prosseguem até a próxima quinta-feira (13), em Itabaiana (para os municípios que formam a 12ª Gerência Regional de Saúde), Monteiro (5ª GRS), Princesa Isabel (11ª GRS) e Sousa (10ª GRS), que juntas somam 52 municípios. Nas três primeiras cidades, os encontros vão ocorrer nas sedes das gerências. Em Sousa, a reunião acontecerá no Centro de Treinamento de Professores. Todas as reuniões começam às 9h.

Os eventos contam com a participação dos secretários municipais de Saúde e Meio Ambiente ou órgãos relacionados. Nos encontros, os técnicos da SES fazem uma explanação sobre a Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que acontecerá de 15 a 18 de dezembro, em Brasília (DF), e convocam os municípios a se organizarem para a realização das conferências macrorregionais, que começam no próximo dia 25, e servirão de suporte para a conferência estadual. 

Durante a Conferência Estadual de Saúde Ambiental, serão discutidos os principais problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar físico e mental do ser humano, como a poluição das águas e dos solos, a ausência de saneamento básico em algumas localidades, o aquecimento dos mares e o comprometimento da camada de ozônio.

“Estamos nos organizando para a realização da Conferência Estadual de Saúde, que será de extrema importância para a Paraíba. Hoje, a questão da saúde ambiental já é tratada no Estado, mas de uma maneira sutil. A partir da parceria com os órgãos ambientais, de educação, organizações não-governamentais e conselhos, vamos estreitar os laços para atuar de forma mais efetiva no combate aos problemas, melhorando a qualidade de vida da população”, disse Cleane Toscano, gerente-executiva da Vigilância em Saúde da SES.

Programação – As conferências macrorregionais acontecerão nos dias 25 e 26 deste mês, em Sousa (sede da 4ª Macro, que inclui ainda Catolé do Rocha e Cajazeiras); nos dias 27 e 28, em Patos (sede da 3ª Macro, que inclui também Piancó e Princesa Isabel); 1 e 2 de setembro, em Campina Grande (sede da 2ª Macro, que envolve Cuité e Monteiro) e, nos dias 9 e 10 de setembro, em João Pessoa (sede da 1ª Macro, integrada ainda por Guarabira e Itabaiana).

Nos dias 27 e 28 deste mês acontece na Capital a Conferência Intermunicipal do Colegiado do Atlântico, formado pelos municípios de João Pessoa, Lucena, Bayeux, Caaporã, Conde, Alhandra, Pitimbu e Cabedelo. As conferências macrorregionais escolhem 324 delegados e, desse total, 29 são selecionados durante a conferência estadual para representar a Paraíba no evento nacional.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB