João Pessoa
Feed de Notícias

Gripe A: casos suspeitos chegam a 52 e Câmara debate situação da Paraíba

terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 18:51 - Fotos: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou, até esta terça-feira (11), 52 casos suspeitos de influenza A-H1N1 na Paraíba, sendo que 10 foram confirmados, 21 descartados e outros 21 estão sendo investigados. A secretária-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, e a gerente de Vigilância em Saúde da SES, Cleane Toscano, participaram, na manhã desta terça-feira (11), de uma sessão especial na Câmara de Vereadores de João Pessoa para discutir a situação da influenza A-H1N1 no Estado.

“Esse novo vírus ainda é um desafio para as autoridades de saúde do mundo todo, principalmente porque ainda não temos vacina contra ele, mas na Paraíba a situação epidemiológica nos mostra que a doença está sob controle. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que até 2011, um terço da população terá sido infectada, mas também já se sabe que a letalidade desse vírus não é tão alta como se pensava e se assemelha à letalidade da gripe comum”, disse Lourdinha Aragão.

Transparência – A secretária-executiva garantiu que a Secretaria de Estado da Saúde tem tido muita transparência na comunicação à população sobre a situação da doença, na Paraíba, porque acredita que a informação é um meio importante para se prevenir. “Temos tido muita clareza ao dizer que a tendência é de aumento do numero de casos. Estamos entrando em entendimento com os hospitais do Estado para aumentar o número de leitos e estamos distribuindo os medicamentos para as 12 regionais de saúde, para agilizar o atendimento aos pacientes do interior”, explicou.

A sessão – que também teve a participação do diretor da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), José Alves, e da secretária municipal de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira – foi convocada pelos vereadores Benilton Lucena, Tavinho Santos e Raíssa Lacerda, que ficaram satisfeitos com as explicações fornecidas. “Temos visto pânico nas manchetes dos jornais, mas acreditamos que realmente não há motivo para isso”, disse Tavinho.

Casos – Das 52 notificações de gripe A feitas pela SES até agora, 10 foram confirmadas (7 em JP, 1 em Tavares e 2 em Cabedelo), com o registro de dois óbitos; 21 descartadas e 21 estão em investigação.
 

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB