João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado estimula turismo e artesanato rural na agricultura familiar

terça-feira, 23 de outubro de 2012 - 12:23 - Fotos: 

O Programa Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar começa a ser implantado na Paraíba. Nos dias 6 e 7 de novembro, o Governo do Estado vai reunir, por intermédio da Emater Paraíba, autoridades do setor, extensionistas e articuladores locais para discutir estratégias de desenvolvimento do turismo e do artesanato rural.

A primeira Oficina de Turismo Rural acontecerá no Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas dos Entes da Paraíba (Sinavez), em João Pessoa, e contará com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria Executiva de Turismo, dos programas de artesanato Talentos do Brasil Rural, Anda Brasil e de grupos de artesãos de várias regiões administrativas do Estado.

Ao final do evento será elaborado pelos extensionistas, um planejamento estratégico baseado nas potencialidades locais e ações estruturantes do Estado cuja execução deverá iniciar a partir de janeiro de 2013.

De acordo com a articuladora estadual de Turismo e Artesanato Rural da Emater, a extensionista social Gláucia Gusmão, um dos objetivos do encontro é despertar nas famílias agricultoras o interesse na descoberta das potencialidades turísticas em seus municípios e estimular o artesanato como oportunidade de trabalho e geração de renda.

Ela destacou as capacitações e o assessoramento da Emater a grupos de artesãos paraibanos em várias regiões do Estado, hoje conhecidos em todo o País. Um exemplo são as mulheres que trabalham com a fibra do sisal em São Vicente do Seridó, região administrativa de Picuí. “Nas mãos delas, o sisal se transforma em tapetes, objetos decorativos, pratos, suporte de plantas, bijuterias, entre outras confecções”, enfatizou.

Outro grupo de artesãos que recebeu capacitação de técnicos da extensão rural fica localizado no assentamento Estivas do Geraldo, em Lucena, litoral norte do Estado. Lá, eles trabalham com redes de tear, crochê, bordados, além de cocadas, doces e licores diversos. Já no assentamento Santa Cruz, no município de Campina Grande, os trabalhos são voltados para pintura em tecido, vidros e em puf. Produzem também licores, bolos, doces, cocadas e biscoitos. É no assentamento Imbira, na cidade de Massaranduba, onde são produzidos os mais belos trabalhos com labirinto, ponto de cruz, crochê e pinturas.