João Pessoa
Feed de Notícias

Representante do BID vem à PB concluir avaliação de projeto

segunda-feira, 19 de novembro de 2012 - 14:51 - Fotos:  Secom-PB

Um representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) vem à Paraíba entre os dias 26 a 30 de novembro com o objetivo de concluir a avaliação do processo de preparação do Projeto  ‘Costa das Piscinas’, gerido pelo governo do Estado por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A chefe da missão será a brasileira Maria Claudia Perazza, representante do bancol em Washington (EUA). A executiva terá uma vasta agenda durante sua estadia, incluindo reuniões técnicas e administrativas com representações do governo estadual.

O Prodetur Paraíba visa contribuir com a estruturação de um polo turístico do Estado, denominado ‘Costa das piscinas’ e  terá o investimento de R$ 65 milhões do BID, com contrapartida do governo do Estado. O gestor do Programa, Arnaldo Junior, explica que a preparação para a execução deste polo foi iniciada partir de uma missão anterior do Banco à Paraíba em abril de 2011, numa missão intitulada de avaliação. “Naquela oportunidade, os representantes instituíram uma série de tarefas que a Paraíba precisaria realizar para concretizar o projeto. Tais trabalhos foram realizados, juntamente com estudos e planos. Essa missão final tem o propósito de avaliar toda essa preparação e a partir daí o Estado entra no processo de contratação”, relatou Arnaldo.

O gestor informa que desde abril de 2011 o Banco continuou apoiando o programa através de visita de vários consultores. Carmen Altés, consultora espanhola do BID, esteve em João Pessoa em outubro deste ano com principal objetivo de revisar o Programa de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) do polo ‘Costa das Piscinas’. “Logo em seguida, recebemos a visita de outra consultora do BID, Vera Bazzanella, desta vez para avaliar aspectos ligados à gestão, ao aspecto institucional do Estado”, explicou Arnaldo Junior.

Foi uma análise de organismos da estrutura administrativa que possuem relação com o Prodetur, como Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa); Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan); Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba (DER); Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

O projeto ‘Costa das piscinas’ compreende cinco municípios da faixa litorânea: Cabedelo, João Pessoa, Pitimbu, Conde e Bayeux – este último, em função do Aeroporto Castro Pinto, principal equipamento turístico deste município.

Priorização das ações – As ações previstas no polo estão distribuídas entre cinco componentes distintos: Estratégia do Produto Turístico; Comercialização; Fortalecimento Institucional; Infraestrutura e Serviços Básicos; Gestão Ambiental.

Cada um desses componentes abrange uma série de ações prioritárias, a exemplo da Estratégia do Produto Turístico, que abrange a urbanização de áreas turísticas; promoção do Circuito Náutico do Pôr do Sol; Implantação de Espaço Receptivo de Lazer no Conde; capacitação profissional do setor turístico, e até a implantação de acessibilidade à praia para banho de portadores de necessidades especiais ( característica presente em diversos locais) como lembrou o gestor do Prodetur.

O gestor explica que os R$ 65 milhões será o valor do programa como um todo, a ser executado por etapas, com algumas ações prioritárias para 2013 e previsão de conclusão entre 2014 e 2015.

O programa de desenvolvimento – Os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias, são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.

Os investimentos do Programa são operacionalizados pelo Ministério do Turismo (MTur), que orienta tecnicamente as propostas estaduais e municipais; em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento que atuam como financiadores internacionais. O Programa inclui ações nos âmbitos regional, estadual e municipal.