João Pessoa
Feed de Notícias

Vigilância Ambiental da SES realiza capacitação sobre raiva em Patos

sexta-feira, 7 de agosto de 2009 - 10:51 - Fotos: 

Os treinamentos começaram no último dia 27 e o objetivo é treinar representantes dos 223 municípios paraibanos. Nas próximas terça (11) e quarta-feira (12), haverá capacitação em Patos, com a participação de profissionais das 6ª, 7ª e 11ª regionais de saúde. 

O chefe do Núcleo de Zoonoses da SES, Francisco de Assis Azevedo, explicou que os treinamentos foram iniciados em Campina Grande, quando foram capacitados os profissionais de saúde e os técnicos da Vigilância Ambiental da 3ª, 4ª e 5ª regionais. Nos dias 25, 26 e 27 deste mês, a capacitação acontecerá em Sousa com os profissionais da 8ª, 9ª e 10ª regionais de Saúde. A última etapa será em João Pessoa nos dias 8, 9 e 10 de setembro com a 1ª, 2ª e 12ª regionais.

De acordo com os dados do Núcleo de Zoonoses da SES, este ano foram registrados dois casos de raiva em raposas, nos municípios de Sossego e Frei Martinho.  No ano passado, foram notificados dois casos de raiva bovina em Picuí e Boa Vista e um caso de raiva animal no município de Juarez Távora. 

A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cães, gatos, ratos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos, mesmo não existindo necessariamente agressão.

A doença acomete mamíferos e pode ser transmitida aos homens, sendo, portanto, uma zoonose causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. A doença envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença. A imunidade pode ser adquirida através da vacinação.

Os animais silvestres são reservatórios primários para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos. O principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é outro importante transmissor da raiva, porque pode infectar bovinos, equinos e morcegos de outras espécies.

Assessoria de Imprensa da SES-PB