João Pessoa
Feed de Notícias

Mães são incentivadas a amamentar os filhos e se tornarem doadoras

sexta-feira, 7 de agosto de 2009 - 11:46 - Fotos: 

O aleitamento materno exclusivo é uma das formas mais simples e eficazes de se combater a mortalidade infantil, que atinge 30,3 bebês de cada mil nascidos vivos, no Estado. E o melhor: sem custo algum. Mas o preconceito e a falta de informação privam muitos bebês deste benefício. Para incentivar as mães a amamentar os filhos e se tornarem doadoras, o Banco de Leite Humano Anita Cabral (Blhanc), em João Pessoa, conta com o apoio de 33 empresas e instituições parceiras.

São seis empresas, cinco hotéis, dez escolas e 11 unidades de Saúde da Família, além do Corpo de Bombeiros. O trabalho inclui palestras, distribuição de material informativo e assistência às mulheres que desejam amamentar ou se tornarem doadoras. As ações foram intensificadas durante a 18ª Semana Mundial de Amamentação, que começou no último sábado (1º) e terminou nesta sexta-feira (7), com o tema ‘Amamentação em Todos os Momentos. Mais saúde, carinho e proteção’.

O Projeto Aleitamento Materno na Empresa, criado há dois anos, beneficia mulheres de seis empresas (Demillus, Café Santa Clara, Alpargatas, Café São Braz, Caixa Econômica Federal e Unimed). “Depois que assistem às palestras, muitas mães que tinham deixado de amamentar nos procuram querendo saber como fazer para voltar a amamentar os seus bebês. Esta é a nossa meta principal, mas o projeto também incentiva as mulheres que têm leite em excesso a se tornarem doadoras”, disse Socorro Amaro, diretora do Blhanc.

Na escola – No Projeto Aleitamento Materno na Escola, dez escolas públicas e privadas da Capital incluíram o tema aleitamento materno nas aulas de biologia. “O objetivo é desenvolver nas crianças e jovens, uma consciência positiva sobre o assunto. Eles aprendem, desde cedo, que o leite materno não é apenas um alimento. Ele ajuda a salvar vidas”, comentou Socorro.

Os alunos também promovem campanhas para arrecadação de frascos para estocagem de leite humano e são multiplicadores das informações que recebem. Participam do projeto as escolas Geo Tambaú, Líder, Pinocchio Visão, Motiva Ambiental, Colégio Atheneu, Estadual Alice Carneiro e Estadual Papa Paulo VI e as municipais Seráfico da Nóbrega, Zulmira de Novais e Daura Santiago.

O Projeto Aleitamento Materno nos PSFs é realizado em 11 unidades básicas de João Pessoa (PSFs I, II, II, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X e PSF Saúde e Vida, todos no bairro Cruz das Armas). Além de palestras e distribuição de material informativo, as equipes do Anita Cabral capacitam os profissionais que atendem às mães. Em contrapartida, os PSFs  conseguem doadoras para o banco de leite.

Cinco hotéis participam do Projeto Aleitamento Materno para Turista, que oferece apoio às hóspedes e funcionárias gestantes ou que amamentam e, ao mesmo tempo, incentiva a doação das que têm leite de sobra. São eles: Ouro Branco, Tambaú, Marinas e Caiçara, em JP, e Lorde, em Jacumã.

O Projeto Bombeiro Amigo do Peito, criado há mais de quatro anos, agiliza o trabalho das equipes do Banco de Leite Anita Cabral. Duas vezes por semana, dois integrantes da corporação vão até as residências das doadoras arrecadar o leite. “Eles também são treinados para tirar as dúvidas das mães e ficam de sobreaviso para nos atender em casos de urgência”, disse Socorro.

Assessoria de Imprensa da SES-PB