João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar renova conselhos municipais e a esperança dos pequenos produtores

sexta-feira, 7 de agosto de 2009 - 15:44 - Fotos: 
Ansiedade e muita expectativa nos municípios os quais as equipes do Projeto Cooperar têm visitado para a renovação dos Conselhos Municipais, responsáveis por discutir e priorizar os subprojetos das comunidades rurais.

Esta semana, mais 15 conselhos foram reestruturados e, ao todo, já são 25 em apenas três semanas de trabalho. Em todos eles, o olhar do homem do campo e as declarações de lideranças políticas revelam a importância que o Cooperar tem para o Estado.

O agricultor José Francisco de Sousa afirmou em Bonito de Santa Fé que o retorno dos trabalhos do projeto renova a esperança de todos. “Quando a gente ouviu dizer que o Cooperar vinha para o nosso município os nossos olhos brilharam, porque só quem é produtor rural sabe a importância que esse projeto tem para a Paraíba.

Foi com o Cooperar que nós conseguimos trazer muitos benefícios para as comunidades, infelizmente ele ficou esquecido durante seis anos, mas agora com o governo de José Maranhão ele volta e renova as esperanças de todos”, declarou. 

No município de Cajazeirinhas, Cristóvão Amaro, um dos fundadores da cidade, revelou a crença que ele sempre teve no projeto e na nova gestão. “Eu não estou surpreso. Esperava tudo isso que está sendo realizado, porque tudo quanto tem aqui em Cajazeirinhas de benefício eu consegui com o governador José Maranhão. Eu já esperava isso porque sei que governador trabalha com gente honesta e sem dúvida nenhuma a escolha de Plácido Pires para ser gestor do Cooperar foi a melhor”, ressaltou.

Resgate – O presidente eleito do Conselho Municipal de Cajazeirinhas, Noilton Pereira da Silva, destacou a força com que o Cooperar está retomando as suas atividades. “Vamos resgatar o trabalho que foi feito anos atrás e que estava paralisado. Agora vamos trabalhar para retomar as ações do Cooperar aqui na nossa cidade. A gente está percebendo, com a presença do Cooperar, que existe o interesse em dar assistência às comunidades rurais.Então, estamos muito contentes por ver que essa ação foi retomada com força total”, falou.

A vice-prefeita de Uiraúna, Benilde Santiago, também falou sobre a sua expectativa. “É o que a gente esperava, porque no Governo Maranhão o Cooperar era muito importante, era a oportunidade de trazer obras para nossa cidade.

Todo mundo sabe que as cidades pequenas são compostas por pessoas humildes e que necessitam muito do Cooperar, principalmente em recuperação de casas como teve na época do Governo Maranhão e depois que ele saiu o Projeto Cooperar ficou esquecido”, disse.

Emprego e renda – Já em São Mamede, o prefeito Francisco das Chagas Lopes de Sousa lembrou da época em que o Cooperar agia no município e elogiou a rapidez da ação da nova gestão. “Nós já trabalhamos aqui em outra época e através do projeto vieram muitas ações que beneficiaram o nosso município.

Com essas ações nós conseguimos gerar emprego e renda aqui. Agora, voltamos a sentir que o Cooperar está trabalhando com vontade. E essa atitude de vir até as cidades é muito importante, porque agiliza as ações. Essa celeridade é importantíssima e é um ponto muito positivo dessa nova gestão”, acrescentou.

Por sua vez, o gestor Plácido Pires destacou que o Projeto está trabalhando para facilitar cada vez mais a vida do produtor rural. “O fato de nós estarmos indo até os municípios facilita a vida do pequeno produtor rural, que muitas vezes não tem condição de se deslocar até as gerências ou até mesmo a sede do Cooperar. E a nossa meta é essa, cada vez mais facilitar o acesso do homem do campo ao projeto e também a vida dessas pessoas”, afirmou.

Nice Almeida, da Assessoria de Imprensa do Projeto Cooperar