João Pessoa
Feed de Notícias

José Maranhão recepciona o representante do Papa no Brasil

domingo, 9 de agosto de 2009 - 17:58 - Fotos: 

O governador José Maranhão participou, no final da tarde deste sábado (8), no município de Patos, da acolhida ao Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. Na Catedral Nossa Senhora da Guia, centenas de católicos receberam o Núncio que, acompanhado do governador, visitou as instalações da paróquia e abençoou os fiéis. Dom Lorenzo veio participar das comemorações dos 50 anos da diocese de Patos.

Dom Lorenzo desembarcou por volta das 15h no Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, onde foi recepcionado pelo governador José Maranhão, a primeira-dama, desembargadora Fátima Bezerra, e o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Após os cumprimentos, as autoridades embarcaram em dois aviões para a cidade de Patos.

Ao chegar no Aeroporto Firmino Ayres, foram recebidos pelo prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e autoridades eclesiásticas e políticos das 38 cidades que fazem parte da Diocese local. Em seguida, acompanhado do governador, Dom Lorenzo seguiu de carro até a Catedral Nossa Senhora da Guia, onde centenas de católicos aguardavam a chegada do representante do Papa Bento XVI, no Brasil. Na frente da paróquia, a banda da Polícia Militar prestou homenagem ao Núncio tocando o Hino do Vaticano e a canção de Nossa senhora da Guia.    

Durante a cerimônia de acolhida ao Núncio Apóstolico realizada dentro da catedral, o governador José Maranhão falou para os fiéis da satisfação e honra de  receber a mais alta autoridade eclesiástica da igreja católica do país. “Ele veio trazer a benção do Papa Bento XVI para todos os católicos de Patos e das cidades circunvizinhas. Por isso, vamos abrir nossos braços e o coração para receber com todo o amor e carinho o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri”, acrescentou.  

Turismo religioso – Em entrevista para imprensa, Maranhão falou do turismo religioso da Paraíba que precisa ser resgatado, já que alguns desses monumentos sofreram, com a ação do tempo, o abandono. Ele citou como exemplo a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, na cidade de Sousa, que está sendo reconstruída pelo Governo do Estado.

Dom Lorenzo agradeceu aos fiéis pela acolhida e parabenizou os religiosos que trabalham atuando de forma ativa na evangelização dos católicos em todo o Estado. O Núncio Apostólico foi convidado pelo bispo Dom Manuel dos Reis para participar da comemoração dos 50 anos da diocese. À noite, ministrou uma palestra no Congresso Eucarístico, evento que faz parte dos festejos. Neste domingo (9), ele encerra o ano jubilar com a Celebração Eucarística, às 16h, no Estádio José Cavalcanti.

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, em 2002. Nascido em 29 de setembro de 1940, na cidade de Burga, Itália. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 29 de junho de 1963 e como bispo em 7 de março de 1992. Laureado em direito canônico, ele começou sua carreira diplomática como secretário da Nunciatura Apostólica da Guatemala, Japão, Brasil, Paraguai, França e Zimbabwe.  

Gledjane Maciel, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom