João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura primeiro Centro de Referência em Esclerose Múltipla

quarta-feira, 21 de novembro de 2012 - 15:27 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

sec de saude waldson souza inaugura centro de asclerose multipla na funad foto kleide teixeiraO governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (21), na capital, o primeiro Centro de Referência em Esclerose Múltipla da Paraíba (CREMPB). A solenidade foi realizada nas dependências da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad); mesmo local em que o novo serviço passa a ser disponibilizado à população.

O secretário estadual da Saúde, Waldson Dias, disse que o Centro de Referência em Esclerose Múltipla é o  quarto do Nordeste e o 11° no país. “ Esse serviço possibilita um diagnóstico precoce, um tratamento adequado e multiprofissional, e principalmente, uma melhor qualidade de vida para o paciente”, afirmou.

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Pacientes com Esclerose Múltipla, Severino Araújo, a entidade registra 131 pacientes diagnosticados com Esclerose Múltipla na Paraíba. Para ele, a inauguração do Centro de Referência vai permitir que os pacientes tenham acesso a um  atendimento qualificado e gratuito. “É um sonho que se realiza. Hoje podemos contar com uma gama de serviços da melhor qualidade, que vai desde apoio psicológico, ao atendimento com neurologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, tudo oferecido em um único lugar, dando mais conforto aos pacientes, de forma gratuita”, agradeceu.

Diagnosticado com Esclerose Múltipla desde 2003, Severino ainda exalta os benefícios que o Centro de Referência trará no que se refere ao diagnóstico precoce da doença. “Comecei a sentir os sintomas em 1997. Era uma dor muito forte na base da coluna. Passei 6 anos peregrinando de médico em médico, sem que o real problema fosse detectado. E isso acontece com muitos pacientes da esclerose, até porque os sintomas podem ser confundidos com uma série de outras patologias”. O presidente da Associação Paraibana de Pacientes com Esclerose Múltipla acredita que o novo serviço também sensibilizará os médicos e facilitará o encaminhamento dos casos suspeitos.

Diagnóstico rápido – A neurologista e coordenadora do CREMPB, Bianca Oliveira, pontua o dia da inauguração do centro como um marco na Saúde do Estado. “Até então nós vivíamos uma realidade de pacientes dispersos na rede, muitas vezes com o diagnóstico tardio, já sofrendo com dificuldades de locomoção, e em sua grande maioria, procurando o atendimento do Centro de Referência em Esclerose Múltipla de Pernambuco, localizado em Recife. A partir de hoje poderemos atuar neste cenário, de forma a reverter este quadro, e a tratar nossos pacientes aqui mesmo na Paraíba”. Com a possibilidade do atendimento no próprio estado, a médica acredita que o número de pacientes com esclerose registrados na Paraíba possa aumentar. “Agora teremos condições de reduzir as subnotificações e a partir de então melhor quantificar e traçar o perfil dos pacientes que sofrem com a patologia no nosso estado”, afirmou.

sec de saude waldson souza fala sobre centro de asclerose multipla foto kleide teixeira 18Serviço – Possui serviço de enfermagem, já que a medicação de uso contínuo é injetável, e um núcleo do Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), que atende no turno da manhã, de terça a sexta-feira, e no turno da tarde, às segundas-feiras. A enfermagem atende em ambos os horários. O atendimento do neurologista especialista em esclerose múltipla acontece na segunda-feira à tarde. Os serviços de psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia são de responsabilidade da equipe de reabilitação da Funad.

As instalações físicas do CREMPB são compatíveis com as normas de acessibilidade arquitetônica e com os serviços nele ofertados, dispondo de ambientes para recepção das famílias, dos pacientes com esclerose múltipla; para atendimento individual e familiar; trabalho em grupos e reuniões; além das áreas convencionais de serviços.

A equipe multiprofissional do CREMPB é composta por médico neurologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e farmacêutico. O CREMPB deve funcionar em articulação com os demais serviços públicos de saúde, principalmente com os hospitais para atendimento às intercorrências dos pacientes com esclerose múltipla, e demais instituições do SUS, no intuito de estruturar uma rede efetiva de promoção, proteção e recuperação da saúde das pessoas com esclerose múltipla.
Para outras informações sobre o serviço, a população pode ligar para os telefones (083) 3214-7879, 3243-8466 e 3243-8763, ramal 206.