João Pessoa
Feed de Notícias

Sessão da Assembléia Legislativa debate política de segurança pública na PB

quinta-feira, 6 de agosto de 2009 - 16:15 - Fotos: 
O secretário executivo da Segurança e da Defesa Social (Seds), coronel Ramilton Cordeiro, participou de uma sessão especial nesta quinta-feira (6) na Assembléia Legislativa da Paraíba, atendendo propositura do deputado Nivaldo Manoel (PPS), com o objetivo de discutir a política de segurança do Governo do Estado.

Ele representou o secretário Gustavo Gominho, que se encontra em Belo Horizonte participando de Encontro do Colégio Nacional de Secretários de Segurança.

Durante a sessão, o coronel Cordeiro fez um relato do resultado de uma série de audiências públicas realizadas pela Seds, ouvindo a sociedade civil para, a partir das reais necessidades da população, formatar o Plano de Segurança.

Cordeiro destacou a relevância da sessão para esclarecimentos e propostas. “A importância maior se dá porque a segurança pública, conforme diz o texto constitucional, é dever do Estado e um direito e responsabilidade de todos. De todos os segmentos, tanto da estrutura do Estado como da sociedade civil, como o Poder Legislativo que promove esta sessão”, disse.

O coronel entende que segurança pública no Brasil não está bem, o que é público e notório. “O problema se agravou de tal maneira que o próprio Governo Federal tomou a iniciativa de realizar neste mês de agosto a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, de 27 a 30, em Brasília (DF). Algumas decisões deverão ser tomadas, inclusive uma relacionada à falta de recursos”, afirmou.

As audiências públicas conduzidas pessoalmente pelo secretário Gominho, conforme informou o secretário executivo, ainda não foram concluídas, faltando as regiões de Cajazeiras, Itaporanga e Catolé do Rocha, e por isso o relatório final ainda não foi emitido.

Outras autoridades, parlamentares e representantes de classe e da sociedade civil organizada se fizeram presentes à sessão, quando foram abordadas questões diversas relacionadas ao tema, como a segurança dos policiais com o projeto do capacete balístico, tráfico de drogas, violência contra crianças e adolescentes, implantação de delegacias em municípios, entre outras.

O autor da propositura da sessão, deputado Nivaldo Manoel (PPS), enfatizou que “o objetivo foi mostrar à comunidade que é preciso unir forças com o Governo, sendo fundamental tomar providências e garantir à população uma segurança de qualidade”, concluiu.

Inise Machado, da Assessoria de Imprensa da Segurança e da Defesa Social