João Pessoa
Feed de Notícias

Estados receptores devem se preparar para aproveitar as águas da transposição

terça-feira, 4 de agosto de 2009 - 11:20 - Fotos: 

As águas transpostas do São Francisco serão pagas pelos estados beneficiados. Esta informação foi dada pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Francisco Sarmento, após participar em Natal (RN) de discussão acerca do modelo de gestão do projeto nos níveis federal e estadual, que o Ministério da Integração Nacional está promovendo em todos os estados a serem beneficiados com a transposição do rio São Francisco.

Segundo informações do Ministério da Integração Nacional, responsável pela implementação do projeto de transposição do ‘Velho Chico’, o valor a ser cobrado decorre da própria operação, gerenciamento e manutenção das obras executados por uma empresa a ser criada exclusivamente com essa finalidade, atuando nos trechos do projeto que farão a água chegar à fronteira de cada Estado.

A orientação do Ministério da Integração Nacional é que os estados receptores das águas do São Francisco se preparem o máximo possível, em termos de gestão de seus açudes, para aproveitar da melhor maneira às águas locais, no intuito de amenizar a necessidade de importação de água, gerando assim menores custos para esses receptores.

Na Paraíba, a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) do Estado, além de responsável pela gestão das águas locais, também vai gerir o destino das águas importadas do São Francisco, tendo que a partir desse momento se preparar para ampliar suas novas atribuições.

Nesse contexto, o Governo do Estado encaminhou projeto de lei à Assembléia, recriando a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh), no intuito de fortalecer ainda mais o Sistema Estadual de Recursos Hídricos. “A Semarh protagonizará toda a preparação voltada à racionalidade do uso das águas locais e advindas do São Francisco, reduzindo ao máximo os custos de acionamento do projeto da transposição”, disse Sarmento.

Marcela Gabínio, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Infraestrutura