João Pessoa
Feed de Notícias

Seap promove cultos ecumênicos em unidades penais

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012 - 17:31 - Fotos: 

Cultos ecumênicos são realizados em unidades penais da CapitalA Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) promove, nesta sexta-feira (28), cultos ecumênicos para os detentos, agentes de plantão e policiais militares lotados na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto e no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Os cultos serão presididos pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e pelo pastor presidente da Primeira Igreja Batista da Capital, Estevam Fernandes

No presídio feminino a visita está prevista para as 15h. “Nós já realizamos o natal da unidade na última sexta-feira (21) com participação de todas as detentas e a parceria com as Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene). Foi uma oportunidade para que nossas internas saíssem da rotina e vivessem o espírito de natal. Agora esse culto serve para abençoar esse novo ano que se aproxima. Todos estão aguardando ansiosos”, afirmou a diretora Cinthya Almeida, que já preparou a unidade para o evento.

Cultos ecumênicos são realizados em unidades penais da Capital (1)No evento de Natal no presídio, foram distribuídas 15 cestas básicas, 100 camisetas, enxoval para as detentas grávidas, lanche, produtos de higiene pessoal e panetones. Ainda aconteceu uma apresentação do “Coral Luz”, formado por internas da unidade. “Já cantamos fora do presídio e a sensação foi maravilhosa. Agora tive o prazer de me apresentar para as minhas colegas de presídio, foi muito bom, fiquei orgulhosa por representar todas elas lá fora e agora, recebo os aplausos delas, estou muito feliz”, disse Márcia Félix, que cumpre pena por tráfico de drogas e faz parte do coral.

Desde o ano de 2011 que a Facene/Famene desenvolve um projeto de extensão no presídio e mais uma vez alunos e professores se fizeram presentes. “A parceria já dura mais de um ano e em datas comemorativas nós sempre estamos aqui, principalmente o Natal que é uma festa em que as famílias se reúnem. Nossa intenção é deixá-las bem, mesmo estando presas”, enfatizou a professora Daniele Aurília.

Todas estas ações desenvolvidas pela Seap fazem parte do programa “Cidadania é Liberdade”, que desde o ano passado executa projetos nas áreas de saúde, educação, trabalho, família e cultura para presos e familiares de todo o Estado, por meio da Gerência de Ressocialização.