João Pessoa
Feed de Notícias

Governo do Estado promove Encontro dos Grupos de Autocuidado para Hanseníase

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012 - 08:39 - Fotos: 

A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Núcleo de Doenças Endêmicas, promove, nesta segunda-feira (3), o IV Encontro dos Grupos de Autocuidado para Hanseníase na Paraíba. O evento, que está sendo realizado no Hotel Caiçara, em João Pessoa, conta com a participação de representantes dos grupos de autocuidado dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças Endêmicas, Mauricélia Holmes, a reunião tem como principal objetivo oferecer orientação aos pacientes em relação à prática de autocuidados, buscando prevenir incapacidades, sem deixar de trabalhar a questão da autoestima do usuário e melhorar sua qualidade de vida. “A Paraíba é pioneira na criação dos grupos de autocuidado. Fomos os primeiros a dar vida a esta iniciativa. Nos grupos, os pacientes convivem com outras experiências e aprendem a perceber as características de suas lesões, identificando precocemente o que esteja ocorrendo e o que possibilita uma tomada de decisão de tratamento mais acertada”.

Mauricélia explicou que nos encontros anuais os pacientes com hanseníase são alertados sobre a importância da constância diária da medicação e até da adesão dos familiares ao tratamento.  “É importante, por exemplo, que uma dona de casa com hanseníase tenha consciência que lavar louça utilizando-se de luvas pode evitar ferimentos e até úlceras em mãos lesionadas”.

A hanseníase é uma doença dermato neurológica que tem cura, especialmente se diagnosticada precocemente, mas que pode deixar sequelas. A dormência em mãos e pés e até mesmo fraqueza nos músculos podem permanecer como sequelas, mesmo que o paciente esteja curado.

Em 2011 foram registrados 687 novos casos de hanseníase na Paraíba. A técnica do Núcleo de Doenças Endêmicas, Geisa Campos, explicou que os dados de 2012 ainda não estão fechados, mas que a média anual no Estado é de 700 a 800 novos casos. “O diagnóstico e tratamento da hanseníase é realizado pela atenção básica, nos próprios PSFs. Contudo, o Estado oferece tratamento especializado e de referência, por intermédio do Complexo Hospitalar Clementino Fraga”, disse.

Além dos pacientes que pertencem aos grupos de autocuidado paraibanos, o encontro também é destinado a profissionais da saúde, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas e contará com a apresentação da psicóloga Zoica Bakirtzief, da Universidade de Santa Maria, única brasileira a estar entre os coautores do Manual de Autocuidado da Organização Mundial de Saúde.

Oficina – Nesta terça (4) e quarta-feira (5) pela manhã, será realizada, no Hotel Caiçara, a II Oficina de Reabilitação, também voltada para os pacientes com hanseníase e os profissionais de saúde desta área.