Cerca de 30 moradores do Bairro das Indústrias, em João Pessoa, foram atendidos na Ação Itinerante da Defensoria Pública da Paraíba, que ocorreu nesta quarta-feira (5). A maioria dos moradores foi em busca de orientações a respeito de ações de divórcio, pensão alimentícia e execução de alimentos. Este ano, de janeiro a novembro, os defensores atenderam 11.560 pessoas somente na Central de Atendimento, na Capital.
Durante a Ação Itinerante, algumas pessoas foram orientadas a ir até a Central da Defensoria, porque não levaram a documentação necessária para formalizar o atendimento. A moradora Maricélia dos Passos foi uma das primeiras que procuraram o assessoramento jurídico. Ela disse tinha dúvidas sobre o requerimento de pensão alimentícia e aproveitou a ocasião para obter, com a defensora, os esclarecimentos necessários. “A Defensoria Pública está de parabéns pela iniciativa”, reforçou.
De acordo com a defensora pública Isabel Carlos Rocha, a Ação desta quarta-feira é mais uma forma de atender aos cidadãos carentes. “Percebemos que alguns moradores de bairros mais afastados do Centro, deixam de procurar a Defensoria por falta de condições de deslocamento. Quando vamos a comunidade, os cidadãos aproveitam para tirar dúvidas e encaminhar pleitos judiciais”, disse.
O atendimento da Defensoria Pública aos moradores da Capital é prestado na Central de Atendimento que fica na rua Rodrigues de Carvalho, número 34, Centro, na Casa da Cidadania e no Fórum de Mangabeira. Para requerer pensão alimentícia, por exemplo, é necessário que a pessoa apresente cópia autenticada da Certidão de Casamento, cópia da Certidão de Nascimento dos filhos, endereço completo de quem vai pedir a pensão, nome completo, endereço e carteira de identidade de três testemunhas.