João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inaugura Espaço de Reflexão e reformas da Penitenciária Máxima

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 - 17:32 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

secap inaugura espaco de reflexao foto roberto guedes (35)O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta segunda-feira (14), o Espaço de Reflexão Lúcio Cláudio da Silva na Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, localizada no bairro de Mangabeira VIII. O nome do lugar é uma homenagem ao ex-diretor adjunto da unidade prisional, que morreu em um acidente automobilístico em julho de 2012. Na ocasião, também foram inauguradas as instalações do Programa de Saúde Penitenciário (PSP), com a reforma e ampliação de salas e banheiros.

As novas instalações do PSP incluem gabinete odontológico, enfermaria, setor psicossocial, gabinete médico, sala de revista feminina, farmácia, alojamento feminino, parlatório, banheiro para visitantes e escritório modelo, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. O Espaço de Reflexão, as reformas e ampliações foram executadas com mão de obra da própria penitenciária. Cerca de sete reeducandos participaram dos trabalhos durante dois meses.

secap inaugura espaco de reflexao foto roberto guedes (26)A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Walber Virgolino; do secretário executivo da pasta, João Bosco Carneiro Júnior, e do gerente do Sistema Penitenciário, coronel Arnaldo Sobrinho, além dos diretores da Penitenciária Máxima, de outras unidades prisionais e de Esmeralda Cristiane Cardoso da Silva, viúva do ex-diretor que foi homenageado com o Espaço de Reflexão.“Emociona muito essa homenagem prestada pela Seap ao meu marido. Ele amava o trabalho, era querido por todos e sempre trabalhou pautado pela honestidade e humildade. Esse reconhecimento só mostra a pessoa maravilhosa que ele sempre foi”, observou.

secap maxima projeto cultivando a liberdade foto roberto guedes (1)O secretário ressaltou que está atuando no sentido de colaborar com o sistema prisional paraibano. “O diretor João Sitônio está de parabéns. Esta é uma unidade modelo e a homenagem ao ex-diretor que nos deixou em julho do ano passado é justa. Vamos trabalhar no sentido de humanizar o sistema, mas sem deixar de cumprir o nosso papel de aplicar as leis de forma correta”. Walber Virgolino aproveitou a oportunidade e, antes da solenidade, fez uma vistoria na penitenciária e conversou com alguns reeducandos.

A Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão foi inaugurada em 1944, e com a nova gestão vem passando por várias reformas em sua estrutura. Atualmente conta com 70 agentes penitenciários que se revezam no plantão de 24 por 72 horas.