João Pessoa
Feed de Notícias

SES participa de evento em comemoração ao Dia Municipal da Paz no Trânsito

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 - 12:50 - Fotos: 

Ações integradas que culminarão com um culto ecumênico, às 18h, no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, em João Pessoa, marcam o Dia Municipal da Paz no Trânsito, nesta quinta-feira (24). As atividades ocorrem em memória da defensora pública Fátima Lopes, que morreu em acidente de trânsito na Avenida Epitácio Pessoa, e das demais vítimas da violência no trânsito.

Uma planfletagem às 6h, na BR-230, em frente à sede da Semob, iniciou a programação e uma outra panfletagem, começou às 10h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa). Ao meio-dia está previsto o ‘Abraço da Paz’ no cruzamento da Avenida Epitácio Pessoa com a Rua Prefeito José Leite (local do acidente que vitimou Fátima Lopes).

A última atividade será o culto ecumênico, antecedido por depoimentos de familiares das vítimas da violência no trânsito. Um momento cultural, com apresentação da banda Forró das Mina e participação do cantor Ramon Schnayder, fecha a programação no Busto de Tamandaré.

O Dia Municipal da Paz no Trânsito foi instituído pela Lei 11.973/2010, proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS). O evento contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, e de Carol Lopes, filha de Fátima Lopes.

A finalidade é despertar a sociedade, bem como o Poder Público, acerca dos índices alarmantes de acidentes no trânsito. “Convidamos todos a participarem. A sociedade precisa estar unida e consciente, pois só assim poderemos diminuir o número de vítimas e de acidentes”, diz o vereador Bruno Farias.

Carol Lopes pede que a sociedade se una pela causa: “Os acidentes de trânsito representam uma perda enorme para toda a sociedade, não só para os familiares das vítimas. As leis existem, elas estão ai, a lei seca é uma realidade. Precisamos que os três poderes andem juntos, pois assim vamos conseguir diminuir o número de acidentes de trânsito. A sociedade deve se unir por essa luta”, disse.

O secretário Waldson Dias de Sousa diz que é necessário que o trabalho de educação e prevenção, relacionado aos acidentes, seja contínuo, assim como a conscientização por parte da população. “O Governo do Estado coloca à disposição da população vários hospitais e outros serviços de saúde, não só na área de traumatologia, como também em outras especialidades”, lembrou o secretário.

A campanha pela paz no trânsito tem o apoio da Fundação Fátima Lopes, Governo do Estado da Paraíba, OAB-PB, Funjope, Detran, BPTran, Semob, Polícia Rodoviária Federal, Hospital de Trauma, Cruz Vermelha, Samu e empresa Transnacional.

Números dos Hospitais de Trauma

O número de ocorrências registradas no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, entre o último dia de 2012 e o primeiro dia de 2013 caiu 35,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A queda de quase 50% no número de acidentes de motocicleta, campeã no número de ocorrências, foi o principal motivo da redução nos atendimentos. Os acidentes de automóvel (-37,5%) e os atropelamentos (-33,3%) também registraram queda.

Hospital de Trauma de João Pessoa
NATAL
Motivo

Jan

Automóvel

14

Bicicleta

6

Moto

100

Ônibus

0

Atropelamento

20

Total

140

* números do dia 22 ao dia 25
ANO NOVO
Motivo

Jan

Automóvel

10

Bicicleta

11

Moto

81

Ônibus

0

Atropelamento

12

Total

114

* números do dia 29 ao dia 1º

 

Já o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luis Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, atendeu 1.161 pacientes, entre urgências e emergências entre os dias 22 e 25 de dezembro.

No período de 29 de dezembro a 1º de janeiro deste ano foram 1.093 pacientes atendidos no Hospital de Trauma de Campina Grande, entre urgências e emergências.