João Pessoa
Feed de Notícias

Cia Docas da Paraíba realiza seminário para promover exportação aos EUA

terça-feira, 18 de dezembro de 2012 - 16:19 - Fotos: 

A Companhia Docas da Paraíba promoveu nesta terça-feira (18), um seminário direcionado à empresários paraibanos e gestores públicos. O evento foi realizado no auditório da Estação das Artes, em João Pessoa, e contou com as presenças de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo foi orientar o empresariado sobre as possibilidades de exportação para o mercado norte-americano.

Segundo o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, o foco do seminário foi a sensibilização sobre a balança comercial Brasil/Estados Unidos e o planejamento sobre a ida de representantes paraibanos à Flórida (EUA) em 2013. Jácome explicou que o objetivo é  buscar estabelecimento de contatos com a ajuda de representantes corporativos e empresariais paraibanos. “Falar de exportação na Paraíba requer muita energia, já que estamos num processo de mudança de mentalidade. O estado precisa estimular as exportações e nós, enquanto Governo, queremos estimular o pensamento exportador”, afirmou Wilbur.

Representando a Apex estavam a analista de Gestão e Negócios – Internacionalização de Empresas Brasileiras, Isabella Villar, e o representante do Centro de Negócios de Miami – Unidade de Internacionalização, Fernando Spohr.  “Hoje o seminário é para explicar para os empresários que podem se interessar em ir para a próxima missão organizada pelo Governo e explicar as principais oportunidades naquele país, como nele se inserir, bem como fatos relevantes sobre o mercado”, informou Isabela Villar.

Fernando Spohr explicou que a Apex fará um estudo mais aprofundado para saber que setores realmente podem se beneficiar desse comércio. “A ideia é falar sobre o serviço da Apex na Flórida. Ajudamos as empresas, não somente para a próxima missão, mas para qualquer empresa que queira se instalar lá fora”, relatou. Em sua exposição, Fernando enfatizou que o Brasil é o principal parceiro da Flórida. “É o principal parceiro comercial. Então faz todo o sentido, não só geograficamente, mas em termos de oportunidades que estão acontecendo lá”, pontuou.

Também estiveram presentes ao seminário a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, e representantes da Fecomércio, Sindalcool, Interfrut, entre outros.

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.