João Pessoa
Feed de Notícias

Barra de Santa Rosa terá Centro Regional de Capacitação da Agricultura

segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 11:38 - Fotos: 

O Governo do Estado vai construir um Centro Regional de comercialização e de capacitação de agricultura familiar, no município de Barra de Santa Rosa. Na quinta-feira, 30, o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo, a doação de um terreno, feita pelo prefeito da cidade de Barra de Santa Rosa, Evaldo Costa Gomes, para construção do Centro.
 
O Centro de Capacitação vai beneficiar 8 mil agricultores familiares e assentados da Reforma Agrária, que vão comercializar animais, principalmente ovinos e caprinos. O Centro vai atender, além de Barra de Santa Rosa, os municípios de Cacimba de Dentro, Damião, Cuité, Nova Floresta, Picuí, Sossego, Baraúna, Frei Martinho e Nova Palmeira. Todos os municípios fazem parte do Programa Territórios da Cidadania.

O Territórios da Cidadania, programa do Governo Federal,  tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Os governos estaduais participam de todas as atividades e organização do programa.

O terreno está localizado no município de Barra de Santa Rosa, medindo  8.058,0m2 (oito mil e cinqüenta e oito metros quadrados), conforme escritura pública de doação. De acordo com o secretário Ruy Bezerra, o Estado fará a licitação para início da obra e serão investidos R$ 416 mil em contrapartida com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e os municípios beneficiados.  

Durante a reunião para doação do terreno, o prefeito Evaldo Costa disse que a construção do Centro de Comercialização é um sonho antigo dos municípios que estão localizados no Território da Cidadania do Curimataú. O prefeito ressaltou ainda a importância do fortalecimento do Governo do Estado para o desenvolvimento dos municípios. “Temos agora um governador preocupado em reconstruir um Estado para todos, e nós estamos fazendo a nossa parte”, finalizou.

Fábia Carolino, Assessoria de Imprensa da Sedap