João Pessoa
Feed de Notícias

Desenvolvimento Agropecuário promove treinamento para veterinários

segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 11:59 - Fotos: 

O intuito foi habilitar e capacitar os profissionais para o combate a febre aftosa no Estado. O secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Junior, presidiu a solenidade de encerramento do curso com a participação dos médicos veterinários, dos secretários executivos da Sedap, Newton Marinho e Ronaldo Torres, além do Superintendente Federal de Agricultura, na Paraíba, Hermes Ferreira Barbosa.

No encerramento do curso foi realizada uma palestra pela coordenadora Nacional do Programa de Erradicação de Febre Aftosa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Franciane Abrantes, que mostrou gráficos e dados de como se encontra o combate a erradicação de febre aftosa no Brasil e no Mundo.

“A realização do curso vai permitir que os nossos profissionais  tracem estratégias, usando informações cartográficas, tendo a possibilidade de mapear rotas, trilhas e pontos para facilitar os nossos trabalhos de sanidade animal,” explica a gerente Operacional de Defesa Animal, Èrika Albuquerque.

O gerente Executivo da Defesa Agropecuária, Jamir Mascena de Sousa, explica que o treinamento serviu para ampliar os conhecimentos práticos da defesa sanitária. “Faremos com maior precisão análises epidemiológicas de fatores e dados ocorridos ou produzidos no Estado. Além disso, teremos mais agilidade, com as doenças que por ventura surgirem, porque será possível traçar o ponto da ocorrência e área exata para desenvolver os trabalhos,” afirma.

O Curso é um convênio da Agência e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na capacitação foram ministradas aulas teóricas, e praticas á campo. Foi feito um simulado de atendimento de foco de febre aftosa em gabinete e simulado prático nas propriedades rurais dos municípios de Alhandra,Conde e João Pessoa.

O treinamento foi coordenado pelo técnico do Ministério do Desenvolvimento Agropecuário, Tito Lívio. Estiveram ministrando o curso os professores e médicos veterinários do Pan-aftosa de Brasília, Paulo Augé e Ivo Gomes.

Fábia Carolino, Assessoria de Imprensa da Sedap