João Pessoa
Feed de Notícias

Órgão beneficia também moradores de Marizópolis, Aparecida, Santa Cruz e Vieirópolis

segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 17:09 - Fotos: 
Desde que foi implantado o Núcleo da Defensoria Pública na cidade de Sousa, sertão da Paraíba, que a população daquela cidade e dos municípios vizinhos tem sido beneficiada com a ampliação da assistência jurídica gratuita na região.

Uma média de 30 pessoas por dia procura os defensores públicos e assistentes jurídicos para dar entrada em ações nas varas de família, cível, fazenda, criminal e do consumidor.

“O Núcleo da Defensoria em Sousa era uma reivindicação antiga dos moradores da cidade e de municípios vizinhos como Marizópolis, Aparecida, Santa Cruz e Vieirópolis, também beneficiados pelo atendimento gratuito da Defensoria", explicou a Procuradora Geral da Defensoria Pública.

E disse ainda "recebemos muita gente que vem em busca de resolver pendências judiciais, principalmente na vara de família, como problemas com guarda de filhos, separação, pensão alimentícia e investigação de paternidade”, explicou a procuradora geral, Fátima Lopes.

Uma equipe de Procon estadual também atende no Núcleo. Sob a coordenação de Elcio Stalin, são registradas mais de 30 reclamações semanais de pessoas que precisam resolver problemas de relações de consumo.

“Antes, as pessoas da região não sabiam a quem recorrer. Agora que estamos funcionando no Núcleo da Defensoria, ficou mais fácil para os moradores reivindicarem seus direitos”, disse o coordenador do Procon de Sousa.       

O Núcleo da Defensoria e Procon Estadual foi inaugurado no dia 30 de maio pelo governador José Maranhão e a defensora pública geral, Fátima Lopes. Funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 12h, e o Procon Estadual de segunda a quinta-feira nos dois horários e na sexta, somente pela manhã.  O Núcleo fica na Rua Fausto Meira, 07, no centro de Sousa.

Ivani Leitão, da Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública