João Pessoa
Feed de Notícias

Evento discute participação das mulheres policiais e violência de gênero

sábado, 16 de março de 2013 - 16:50 - Fotos: 

A inserção de mulheres nas polícias e o enfrentamento à violência serão debatidos pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam) da UFPB em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. É a 2ª Ciranda de Conversas que acontece, na próxima quinta-feira (21), às 14h30, no auditório 412, do CCHLA, na UFPB.

O evento tem como tema ‘A presença das mulheres na polícia e o combate à violência de gênero’ e integra a programação do 8 de Março. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, vai apresentar dados sobre avanços e desafios em relação ao combate à violência contra a mulher .

Para discutir a inserção das mulheres  nas corporações policiais, a professora e doutora Márcia Esteves de Calazans, da Universidade Catolica de Salvador, abrirá o debate que conta ainda  com a participação da  coronel Iris Oliveira do Nascimento e da capitã Monica Luís Rodrigues, ambas da Polícia Militar da Paraíba

De acordo com Márcia, é necessário discutir e ampliar as pesquisas sobre as desigualdades de gênero nas forças policiais e o impacto da violência institucional sobre as mulheres. “Ainda observamos preconceitos quanto ao gênero nos quadros policiais. Em que isso pese, estudos, práticas e projetos têm apontado que as experiências das mulheres trazem consigo a potencialidade do novo”, defende a pesquisadora.

O Ciranda de Conversas é um evento promovido pelo Nipam que divulga e promove o debate, conhecimento e visibilidade acerca das questões das mulheres e gênero. “A comunidade acadêmica, com alunos e professores, pesquisadores e a sociedade em geral precisa ter permanentemente um espaço de diálogo garantido sobre as realidades múltiplas que envolvem a temática de gênero, sexualidades e diversidade humanas”, enfatiza a diretora do Nipam e docente da UFPB, Flávia Maia.