João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência da Agricultura discute estratégias para convivência com o Semiárido

terça-feira, 4 de dezembro de 2012 - 14:43 - Fotos: 

Representantes de movimentos sociais aproveitam a 3ª Conferência Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, promovida pelo Governo do Estado, para discutir estratégias para o Semiárido. Com os avanços registrados nos últimos dois anos com programas de apoio à agricultura familiar na Paraíba, novos caminhos estão sendo definidos para a inclusão de políticas públicas que garantam qualidade de vida durante a estiagem.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura Familiar na Paraíba, Ednaldo Leite, a Conferência é um espaço ideal de discussões, realizada no momento oportuno, sobretudo quando o Semiárido vive um período de longa estiagem. “O Governo está avançando com programas sociais, mas vai avançar ainda mais com a infraestrutura hídrica, construindo cisternas de placa, perfuração de poços e disponibilizando mais carros-pipas”, afirmou.

O assessor técnico da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), Ivanildo Dantas, acredita que o momento é de união de forças para sanar a situação em que se encontram as famílias agricultoras.

O secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo destacou que um dos pontos importantes registrados na Conferência foi a parceria firmada entre as cooperativas de agricultura familiar e a rede supermercadista da grande João Pessoa. Segundo Alexandre, o Governo do Estado já investiu R$ 200 milhões durante os anos 2011e 2012 na agricultura familiar.

A Conferência é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e suas vinculadas Emater, Emepa,Interpa e Empasa. São 12 salas temáticas para discutir ações de convivência com o Semiárido.  “O sentido maior da Conferência é justamente ouvir as reivindicações dos movimentos socais e buscar as soluções, o que o governo do Estado está realizando”, afirmou o secretário Merenilson Batista.