João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba cresce na atração de investimentos estrangeiros

terça-feira, 4 de dezembro de 2012 - 17:30 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

A Paraíba foi o estado que mais cresceu em políticas para investimentos estrangeiros, passando da 26ª posição em 2011 para o 18º lugar em 2012. Os resultados são do Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros, realizado pelo grupo inglês Economist e divulgado na semana passada em São Paulo pelo Centro de Liderança Pública.

Comparada a outros estados do Nordeste, a Paraíba se destacou na abertura de empresas, incentivos para investimentos, qualidade na rede de estradas, presença de infraestrutura e qualidade da legislação ambiental. O quesito infraestrutura elevou o estado ao segundo lugar do Nordeste, atrás apenas da Bahia. No indicador Sustentabilidade, a Paraíba acompanhou a média nacional e ficou em terceiro lugar entre os estados do Nordeste.

Para a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Tatiana Domiciano, além dos incentivos oferecidos pelo governo estadual, o recente aumento no mercado consumidor, principalmente no Nordeste, está chamando a atenção das empresas estrangeiras. “A Paraíba está dialogando com o Brasil e o mundo, os resultados já começam a acontecer. Nosso trabalho é intermediar o circuito na atração de novas empresas.Mostramos o nosso potencial e o quanto esse estado é seguro e proporciona qualidade de vida. A Paraíba é um lugar para se trabalhar e viver com dignidade”, disse a presidente.

A pesquisa do Economist compilou dados de relatórios jurídicos, publicações acadêmicas e de governo, e sites de autoridades. O resultado em cada quesito foi ponderado em uma fórmula matemática e convertido para uma escala de zero a 100. O levantamento analisou indicadores de Infraestrutura, Ambiente Político, Ambiente Econômico, Infraestrutura, Regime Tributário e Regulatório, Recursos Humanos, Políticas para Investimentos Estrangeiros, Inovação e Sustentabilidade dos estados.

Incentivos – Desde 2011, o governo da Paraíba vem criando condições favoráveis à ampliação e instalação de novas empresas. Ainda no primeiro ano de gestão, o governador Ricardo Coutinho ampliou o prazo da concessão de estímulos financeiros pelo Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (Fain), em 30 anos, através da publicação do Decreto 32.388, que altera a cláusula do Decreto 17.252, de dezembro de 1994. Antes, as empresas recebiam prazo de até 15 anos para incentivos fiscais.

Entre os novos negócios gerados graças à política de incentivo concedida pelo governo do Estado se destacam a instalação de três grandes grupos cimenteiros nos próximos dois anos. O Pólo Cimenteiro da Paraíba será constituído pelos grupos Brennand, Cimpor II e Elizabeth e contará ainda com a ampliação da produção da Lafarge.

O protocolo de intenção já foi assinado pelos empresários, que agora aguardam os procedimentos para instalação das fábricas. Com as indústrias a pleno vapor a previsão é que a Paraíba produza, aproximadamente, dois milhões de toneladas de cimento por ano, números que tendem a credenciar o estado no topo do ranking dos maiores produtores cimenteiros do Nordeste.

Atuação da Cinep – A Cinep vem realizando visitas estratégicas a grupos empresariais de diversos países, entre os quais Espanha, Portugal, Coréia do Sul, Cuba e Barcelona. Com o objetivo de atrair novos investidores, os executivos da companhia também participam periodicamente de feiras e congressos, a exemplo da Francal e Couromoda, duas das maiores feiras de calçados, artigos esportivos e artefatos de couro da América Latina, ambas realizadas em São Paulo.