João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba se torna modelo para a criação de novos centros de assistência social em todo o Brasil

quinta-feira, 14 de março de 2013 - 18:41 - Fotos: 

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) sediou, na manhã desta quarta-feira (13), uma reunião na Coordenação dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) da Paraíba entre os técnicos da Sedh e do Paraná. O encontro teve como objetivo a exposição do processo de implantação e do modelo de gestão adotado pelo Governo da Paraíba nos Creas.

A Sedh tem desenvolvido, por meio dos Creas, experiências que vêm sendo consideradas modelo em todo o Brasil. A secretária de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Menses, e presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social (Fonseas), destacou o diferencial das ações desenvolvidas pela Secretaria no setor.

“É bom saber que o nosso trabalho é reconhecido por outros gestores estaduais, a exemplo do Paraná. Vamos avançar cada vez mais na estruturação do Sistema Único de Assistência Social”, disse.

Experiência positiva – Participaram da reunião, além de técnicos da Sedh, duas da Coordenação de Proteção Social Especial da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná.

Carmem Zadra, psicóloga e técnica do Estado do Paraná, analisou como positivo os resultados da reunião.

“Fiquei muito satisfeita de poder ver uma equipe tão competente e coesa, com foco e conhecimento sobre o que está fazendo.Também agradeço a abertura do Estado de nos acolher e compartilhar a experiência de sucesso que a Paraíba está vivenciando. Foi muito bom e importante para que a implantação da nossa experiência no Paraná também possa ser de sucesso como a que pudemos presenciar aqui”.

Após a reunião, a equipe paranaense seguiu para uma visita ao Pólo Regional do município de Barra de Santa Rosa para conhecer o Creas que funciona no local.

Modelo paraibano – A Paraíba conta com 20 pólos regionais, que juntos atendem a 157 municípios, tornando-se o Estado brasileiro que possui o maior número de Creas mantidos pelo Governo do Estado.

As experiências realizadas no Estado têm dado muitos frutos, como atesta a Gerente Operacional de Proteção Social Especial, Carmem Lúcia Meireles.

“A implantação e o gerenciamento dos Creas na Paraíba têm sido tão positivo que está se tornando modelo para os demais Estados do Brasil. O Paraná nos visitou hoje e Alagoas também já veio nos consultar sobre nossas experiências. Sinto que isto é o reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo continuamente e isso nos dá muito orgulho”.

Há quase dois anos, os Pólos Regionais receberam do Governo do Estado veículos para que os técnicos pudessem atender a população que mora na zona rural. Também foi adquirido pelo Governo do Estado mobília e  equipamentos para funcionamento das unidades, assim como material lúdico, destinado ao atendimento às crianças e adolescentes.

Os Creas atendem a todo tipo de direito violado, da criança ao idoso, com uma equipe formada por profissionais qualificados como psicólogo, assistente social, educador social e advogado.

A Sedh realizou ainda, como forma de regulamentar os profissionais que trabalham nos Créas, um Processo Seletivo Simplificado. Após a aprovação todos os profissionais tiveram que passar por curso de qualificação ofertado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano.