No ano passado, foram registradas 3.556 reclamações fundamentadas no Procon Estadual da Paraíba. Deste total, 61,62% dos problemas apresentados pelos consumidores foram atendidos pelas empresas nas audiências de conciliação. Os dados integram o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2012, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Procon-PB. O cadastro reúne as demandas de consumidores não solucionadas no setor de atendimento e que resultaram na abertura de processos administrativos.
As informações são relativas aos processos finalizados em 2012, independentemente do ano da abertura da reclamação. O cadastro elenca as empresas mais reclamadas e os dados sobre as reclamações atendidas e não atendidas pelos fornecedores.
Além de servir de fonte de informações aos consumidores, os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas também são um subsídio para os órgãos de defesa do consumidor no trabalho de fiscalização das empresas.
A divulgação do cadastro é determinada pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor. Depois da divulgação em cada Procon, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, inicia a fase de compilação dos dados estaduais e deve, em maio, lançar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. “Este é um instrumento muito importante para que o cidadão possa conhecer melhor as empresas e saber quem são os fornecedores que não apresentam soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores”, ressaltou o secretário executivo do Procon Estadual da Paraíba, Marcos Santos.
Entre as empresas com o maior número de reclamações e audiências realizadas estão Energisa (182), Oi móvel (139) e Cagepa (115). Já no que diz respeito às soluções apresentadas aos consumidores nestas audiências, as empresas que mais atenderam as demandas dos consumidores foram Energisa (122), Cagepa (99) e Oi móvel (86). Por outro lado, as empresas que menos atenderam às demandas dos consumidores foram Banco do Brasil (70), Banco Santander (62) e Energisa (60). “O consumidor deve ficar atento principalmente a estas empresas que não atendem as demandas, pois mostram que não estão preocupadas em apresentar soluções”, alertou Marcos Santos.
Os dados completos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referentes às demandas registradas no Procon-PB, podem ser acessados na página do Procon na internet (www.procon.pb.gov.br).
Atendimentos – Ao longo de 2012, foram registrados 12.721 atendimentos no Procon-PB, mas somente uma parcela é tratada por meio de processos administrativos (Reclamações), já que o órgão utiliza-se de formas de atendimento mais céleres para resolução dos problemas enfrentados pelos consumidores, como por exemplo a resolução no atendimento preliminar.
Desta maneira, no ano passado, as Reclamações Fundamentadas (processos finalizados em audiência) representaram 27,9% de todos os atendimentos realizados pelo Procon-PB em 2012, que teve mais de 5,2 mil demandas resolvidas no atendimento preliminar, ou seja, sem a necessidade de abertura de um processo e de realização de mediação.
As áreas mais reclamadas foram assuntos financeiros (bancos e cartões de crédito), serviços essenciais (telefonia móvel) e produtos.
RANKING DE FORNECEDORES MAIS RECLAMADOS – GERAL
FORNECEDOR | RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS |
Energisa | 182 |
Oi móvel | 139 |
Cagepa | 115 |
Banco do Brasil | 108 |
Banco Santander | 106 |
Claro | 93 |
Banco ItauCard | 93 |
Oi fixo | 87 |
Banco BMG | 84 |
Hipercard | 81 |
RANKING DE FORNECEDORES COM O MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS
FORNECEDOR | RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS NÃO ATENDIDAS |
Banco do Brasil | 70 |
Banco Santander | 62 |
Energisa | 60 |
Banco Cruzeiro do Sul | 55 |
Oi móvel | 53 |
Banco ItauCard | 48 |
Banco BMG | 47 |
TIM CELULAR | 47 |
HIPERCARD | 41 |
OI FIXO | 40 |
RANKING DE FORNECEDORES COM O MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES ATENDIDAS
FORNECEDOR | RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS ATENDIDAS |
Energisa | 122 |
Cagepa | 99 |
Oi móvel | 86 |
Claro | 69 |
CCE | 48 |
Oi fixo | 47 |
Banco ItauCard | 45 |
BV Financeira | 45 |
Sansung Eletrônica | 45 |
Banco Santander | 44 |