João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos de Psicologia da UFCG visitam presídio em Campina Grande

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013 - 16:41 - Fotos: 

Uma turma de alunos de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fez uma visita à Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora (Serrotão). A presença dos estudantes no presídio faz parte da programação da grade curricular do curso e foi supervisionada pela psicóloga Mirna Agra Maracajá, professora da turma.

Mirna Maracajá explicou que o objetivo da visita é levar os alunos a conhecerem a prática do profissional de psicologia em várias instituições. “Como esses alunos são da minha disciplina, que é Psicologia Jurídica, então nós escolhemos o presídio para fazer essa visita”, disse a professora.

Durante a atividade, os estudantes conheceram o funcionamento da dinâmica do presídio. Na opinião do estudante Ricard José, a atividade acadêmica mudou a visão que ele tinha sobre o sistema prisional na Paraíba. “É a primeira vez que eu entro num presídio e vejo que aqui a realidade é um pouco diferente do que eu pensava. Alguns apenados têm a oportunidade de realizar atividades fora das celas, eles de fato trabalham, e a gente sempre pensa que presídio é um lugar onde as pessoas ficam sempre reclusas, sem se locomoverem”, disse o estudante.

De acordo com o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, atividades a exemplo destas realizadas pelos alunos desmistificam a imagem que a população têm das unidades penais.

Atividades na penitenciária – O presídio Serrotão conta com uma população carcerária de 620 apenados. Destes, em torno de 70, exercem alguma atividade laboral, entre serviços de cozinha, limpeza, padaria, horticultura e artesanato.

“Até a produção de sabão e detergentes é feita por detentos da casa, e os produtos são utilizados pelas três unidades prisionais que compõem o Complexo Penitenciário do Serrotão”, informou o secretário.