João Pessoa
Feed de Notícias

Secretaria de Estado da Infraestrutura fiscaliza obras de combate à seca

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 - 11:36 - Fotos: 

As ações de combate à seca no Estado não param. A Secretaria de Estado da Infraestrutura fiscalizou, na quarta-feira (16), o andamento das obras do Sistema de Abastecimento Simplificado. A ação aconteceu nas cidades de São Miguel de Itaipu, Alagoinha e Alcantil. Participaram da operação, engenheiros e o secretário executivo da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Carlos Alberto Dantas.

O Sistema de Abastecimento Simplificado consiste na implantação de abastecimento d’água com perfuração de poço, construção de reservatório, adutora, rede de distribuição e ligações domiciliares em cada comunidade. Inicialmente, treze municípios da Paraíba estão com obras em andamento, Aguiar, Alagoinha, Alcantil, Piancó, Pombal, Paulista, São Miguel de Itaipu, Sumé, São Bento, São Sebastião de Lagoa de Roça, Santa Luzia, Campo de Santana e Várzea. A água será bombeada do poço para a caixa d’água e por sua vez distribuída individualmente nas casas. Cada sistema tem capacidade para beneficiar cerca de 40 famílias.

O objetivo final é suprir a falta d’água nas comunidades, proporcionando a implantação de arranjos produtivos, como hortas comunitárias e criação de pequenos animais, contribuindo para melhoria das condições socioeconômicas.

Os moradores dessas localidades sofrem, há muitos anos, com a falta d’água. O agricultor João Severino, 61, morador do Assentamento Amarela I destaca a importância da obra. “Há muito tempo batalhamos por isso e agora estamos conseguindo. Água aqui, quando tem, vem das minhas latas e vou buscar longe. Agora é só abrir a torneira. Agradeço a Deus”, comemora.

A construção dos Sistemas de Abastecimento é realizada com recursos próprios do Governo do Estado, através do Fundo de Combate a Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba, Funcep com um investimento na ordem de 1.778.000.00.

De acordo com o Secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, as obras são importantes para as comunidades envolvidas. “É indispensável suprir essas comunidades com a condição mínima de sobrevivência, o direito a água de qualidade. Através do Sistema de Abastecimento Simplificado, proporcionaremos uma melhoria na qualidade de vida de mais de 750 famílias”, finaliza.

O secretário executivo da pasta, Carlos Alberto Dantas, afirma que as obras fiscalizadas estão dentro do prazo de entrega. “Constatamos que as obras estão seguindo o cronograma dentro da normalidade, respeitando o prazo de cento e cinquenta dias, a partir do início de cada uma”, destaca. Ainda segundo o secretário, outras comunidades serão beneficiadas no decorrer do programa.