João Pessoa
Feed de Notícias

Encontro discute desenvolvimento sustentável no Semiárido paraibano

quarta-feira, 20 de março de 2013 - 08:58 - Fotos: 

A Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) realiza, nesta quarta-feira (20), mais um encontro de apresentação e discussão do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase). Desta vez será na região do Seridó Ocidental, no Centro Integrado de Educação Municipal (Ciem), no município de São Mamede, a partir das 9h. Os encontros já foram realizados nas regiões do Cariri Oriental e Ocidental

O evento tem por objetivo a explicação e a discussão do Projeto, junto à população, para identificar as principais demandas da região para inclusão nas atividades. A programação começa com um levantamento das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos municípios, logo em seguida será apresentado o Projeto e suas linhas de ação. No período da tarde, começam os debates e encaminhamentos para a implementação das ações do Procase no Seridó Ocidental. Participam do encontro lideranças da agricultura familiar (associações, cooperativas e sindicatos), ONGs e entidades de assessoria técnica, órgãos governamentais afins e gestores públicos municipais.

Na região do Seridó Ocidental estão previstos no projeto os municípios de: Junco do Seridó, Salgadinho, Santa Luzia, São José do Sabugi, São Mamede e Várzea. Os encontros continuarão nas regiões do Seridó Oriental, em Picuí (22); e no Curimataú, em Remígio (26).

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, destacou a importância da população na formulação das propostas que integrarão o projeto. “É nesse primeiro momento, junto com a sociedade, em diálogo aberto, que entenderemos quais os arranjos produtivos que devem ser priorizados e incluídos no projeto por região prevista”, comenta Marenilson Batista.

Procase – O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú tem por objetivo melhorar de maneira sustentável a renda agrícola e não-agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais e as práticas ambientais nas áreas rurais mais pobres no Semiárido da Paraíba.

Resultado da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o projeto beneficiará 56 municípios paraibanos. Serão investidos aproximadamente R$ 100 milhões de reais, sendo 50% dos recursos oriundos do FIDA e 50% do Governo do Estado da Paraíba, para um período de 6 anos.