João Pessoa
Feed de Notícias

Emater discute com comunidades rurais projeto de inclusão produtiva participativa

quarta-feira, 20 de março de 2013 - 17:49 - Fotos: 

As comunidades de agricultores familiares que dispõem de potencialidades agrícolas, mas que ainda encontram dificuldades de execução, mesmo que a extensão rural esteja presente, serão visitadas por técnicos da Emater Paraíba especialistas em diferentes áreas, para discutir projetos que possam ser implantados visando a exploração econômica e com isso garantir renda e melhora a condição de vida das pessoas. Com essa finalidade, na terça-feira (19), uma equipe técnica esteve no Sitio Curatá, em Borborema, onde se encontra a Cachoeira do Roncador, um dos pontos turísticos da região do Brejo Paraibano.

Na região em torno da Cachoeira do Roncador moram 40 famílias que trabalham com roçados de milho, feijão, batata-doce, macaxeira, pequenas criações e gado de leite, mas existe um grande potencial a ser explorado com o cultivo agrícola seguindo as normas  agroecológicas, a fim de melhorar a renda de todos. Existe na localidade uma entidade com 81 associados, alguns beneficiados com recursos do Pronaf.

Mesmo sendo assessorados por extensionistas do escritório da Emater em Borborema, regional de Solânea, os agricultores reclamam da necessidade de projetos que contemplem as áreas de meio ambiente, artesanato, produção de hortaliças, frutas, leguminosas, pecuária leiteira e de corte e também o turismo rural e religioso que tem um grande potencial na região, a exemplo dos Caminhos de Padre Ibiapina, cuja trilha passa pela Cachoeira do Roncador.

Numa visita ao Sítio Curatá, a agricultora Adaneide Lucena da Costa, que mantém cultivos de coentro e de banana, manifestou o desejo de cultivar peixe em sistema tanque, aproveitando os recursos hídricos de um riacho perene que corta suas terras. O diretor administrativo da Emater, Francionildo Araujo (Peninha) e o assessor Lino Gonçalves foram recebidos pelo presidente da Associação Comunitária de Curatá, Adriano Ribeiro, que demonstrou interesse em avançar nas discussões que possam culminar com um projeto que atenda aos anseios das famílias ali residentes.

Para o diretor técnico da Emater, Erasmo Lucena, a iniciativa da empresa é importante porque permite uma discussão visando criar ambiente em que seja possível discutir ou ampliar propostas que fortaleçam a agricultura familiar. No caso das comunidades em torno da Cachoeira do Roncador, localizadas numa região com potencialidades agricultáveis, onde a extensão rural se faz presente, as discussões são passos no avanço de consolidar políticas de inclusão social.