João Pessoa
Feed de Notícias

Bombeiros militares são habilitados a fazer resgate em águas profundas

sexta-feira, 5 de abril de 2013 - 18:15 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

bombeiros equipamentos e inicio do curso de bombeiros na unidade do cabo branco foto kleide teixeira 38Os militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba não precisam mais viajar para estados como Brasília ou Ceará para fazer o Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate. Nesta sexta-feira de manhã (5), o comandante geral da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, ministrou a aula inaugural do curso no auditório do Sesc Praia, em João Pessoa.

Na aula de abertura, o coronel Jair deu as boas vindas aos 12 bombeiros participantes do curso que foram escolhidos após os testes seletivos com a participação de 50 homens. Ele destacou a importância da parceria com a Senas – Secretaria Nacional de Segurança Pública, que forneceu o material a ser utilizado pelos bombeiros durante o resgate.

bombeiros equipamentos e inicio do curso de bombeiros na unidade do cabo branco foto kleide teixeira 85Oficiais da Corporação, vários convidados, entre eles o comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, capitão Victor Buarque, assistiram a aula inaugura e conheceram os diversos equipamentos a serem utilizados pelos bombeiros da Paraíba que estarão responsáveis por resgates em águas profundas.

Segundo um dos coordenadores do curso, o professor Ismar Just, com a chegada do curso de mergulho na Paraíba, 50 militares fizeram a inscrição, mas após o processo seletivo, com exames médicos e os testes de aptidão física, apenas 12 foram considerados aptos para a primeira turma do curso que terá duração de três meses.

“O curso é bastante rigoroso e exige muita preparação física e psicológica do mergulhador de resgate, que terá missões quase impossíveis como mergulhar até 40 metros de profundidade em águas frias com pouca ou nenhuma visibilidade”, disse o professor Ismar, lembrando que recentemente os mergulhadores da corporação resgataram um cofre que havia sido roubado em uma agência dos Correios e Telégrafos no município de Santana dos Garrotes e jogado na represa da cidade de Soledade. O cofre estava a oito metros de profundidade e, após ser resgatado, foi entregue à Justiça para compor o inquérito policial.

Ele contou também que na represa de Nova Olinda os mergulhadores da corporação resgataram um cadáver que estava a 39.8 metros de profundidade, em um ambiente com pouca visibilidade, mas, mesmo com todas as dificuldades, a missão foi bem sucedida.

bombeiros equipamentos e inicio do curso de bombeiros na unidade do cabo branco foto kleide teixeira 12Equipamentos modernos – O professor Ismar Just disse que atualmente a corporação do Corpo de Bombeiros Militares da Paraíba é uma das mais bem equipadas do Brasil quanto à aquisição de equipamentos de mergulho de última geração. A corporação dispõe de toda estrutura de cilindros, coletes, equilibradores, válvulas, roupas até para águas poluídas, máscaras faciais, compressores de alta pressão, compressores móveis, bússolas e computadores de mergulho. “Ou seja, uma gama de equipamentos necessários para o curso e para a segurança do mergulhador nas missões de resgate em águas profundas”, frisou.

Antes da aula inaugural do curso, foi aberta uma exposição dos equipamentos de busca e salvamento na sede do Batalhão de Busca e Salvamento, localizada na praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

O curso de mergulhador autônomo de resgate tem por objetivo formar militares mergulhadores capazes de executar trabalhos submersos tais como: procura e resgate de pessoas, animais, cadáveres e bens públicos nos diversos ambientes subaquáticos, com pouca ou nenhuma visibilidade, característica comum do mar, rios, lagos, açudes e represas da Paraíba. A finalidade é qualificar cada vez mais os bombeiros militares da Paraíba.

bombeiros equipamentos e inicio do curso de bombeiros na unidade do cabo branco foto kleide teixeira 71Trabalho preventivo – Segundo o major Erik de Oliveira, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, cerca de 30 bombeiros militares continuam trabalhando nos finais de semana em 12 postos salva-vidas na orla da Paraíba. Ele afirmou que o objetivo do trabalho é a prevenção de acidentes em áreas aquáticas e principalmente nos cuidados com as crianças com a distribuição de pulseirinhas, para que elas não se percam dos pais.

Quanto às ações de mergulho, o comandante disse que no Corpo de Bombeiros da Paraíba já existiam mergulhadores formados em outros estados, mas essa será a primeira turma a ser formada em João Pessoa. Major Erik disse, ainda, que para qualquer informação ou pedido de socorro para o Corpo de Bombeiros da Paraíba, basta ligar para o número 193.