O mês de maio foi bastante positivo para o turismo paraibano. O Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) divulgou, nesta sexta-feira (14), a pesquisa mensal sobre o Fluxo Global de Turistas no Estado. No total, 113.368 visitantes estiveram na Paraíba ao longo de maio, ou seja, um índice 5,03% maior que o mesmo período do ano passado. Em 2012 foram registrados 107.336 turistas visitando os principais atrativos turísticos paraibanos. No acumulado do ano são 660.096 turistas.
Na avaliação do diretor de Fomento da PBTur, Francisco Linhares, esses números são resultados da política de divulgação do ‘Destino Paraíba’ nos principais centros emissores de turistas do país. Linhares explica que a PBTur, prefeituras municipais e o trade deram continuidade à política de treinamentos e workshops junto aos agentes de viagens das principais operadoras de turismo do Brasil.
“Desde janeiro, estamos participando de feiras de turismo, capacitações, workshops e treinamentos junto àquelas operadoras que vendem o Destino. Entendemos que essa ferramenta de divulgação dá resultado, basta conferir os números. Essa parceria entre o poder público e a iniciativa privada é positiva para o desenvolvimento do setor e para a nossa economia”, declarou.
Levantamento feito pela Coordenação de Divulgação da PBTur revela que cerca de 1.500 agentes de viagens participaram das capacitações e treinamentos promovidos entre janeiro e maio deste ano. Francisco Linhares explica que essas ações são voltadas para profissionais que vendem pacotes turísticos, mas que também houve por parte do governo estadual investimento em divulgação institucional em veículos de comunicação dirigida.
“As principais revistas de turismo do país divulgaram do Destino. O Caderno Comer Bem da revista Veja, as revistas Melhor Viagem e Travel Word; os jornais da Panrotas e Meio e Mensagem. Sem falar nos programas de televisão e na mídia espontânea”, informou Francisco Linhares.
Massificação – A presidente da PBTur, Ruth Avelino, informou que em julho está agendada reuniões com o trade paraibano e os representantes das principais operadoras de turismo do Brasil. Ruth explica que o objetivo é apresentar aos executivos dessas operadoras (CVC, Visual, Nascimento, Flytour, Azul Viagens e MSC Cruzeiros) as potencialidades do ‘Destino Paraíba’, além da infraestrutura hoteleira e tarifas.
Ainda segundo ela, também estão confirmadas ações pontuais de divulgação do ‘Destino Paraíba’ durante a Copa das Confederações. “Nossa Central Móvel de Informações está indo este final de semana para Recife. Também estaremos divulgando o destino através de outdoors em Salvador, Fortaleza e a capital paraibana durante o período do evento esportivo”, revelou.
Fluxo Global/João Pessoa – A cidade de João Pessoa também apresentou um ótimo resultado em maio. O Fluxo Global Estimado para a capital paraibana acompanhou a tendência do Estado e registrou um crescimento de 5,61% em comparação com o mesmo mês de 2012. Foram 80.024 visitantes.
No acumulado dos cincos meses do ano em curso, o fluxo foi de 464.982 hóspedes, resultado 5,02% superior ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação hoteleira de João Pessoa registrou 61,39% em maio, índice 5,61% superior ao mesmo mês de 2012. No acumulado de janeiro a maio, a ocupação das unidades habitacionais foi de 70,60%, aumento de 3,04% acima do mesmo período de 2012.
Emissores do Fluxo – Quatro Estados são responsáveis por mais da metade da emissão do fluxo. São Paulo com 21,78%; Pernambuco com 16,86%; Rio Grande do Norte com 10,15%; e Distrito Federal com 8,93%.