João Pessoa
Feed de Notícias

Detran renova convênio de municipalização do trânsito de Pombal

terça-feira, 23 de julho de 2013 - 17:04 - Fotos: 

detran discute municipalizacao do transito em pombal1 270x202 - Detran renova convênio de municipalização do trânsito de PombalA Prefeitura de Pombal renovou, nesta terça-feira (23), o convênio de municipalização do trânsito com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A assinatura ocorreu no gabinete da superintendência do Detran, na sua sede, em Mangabeira. Com a municipalização, a Prefeitura fica responsável pelo gerenciamento do trânsito, que envolve ações como a engenharia do tráfego, fiscalização e operação, educação para o trânsito, coleta, controle e estatísticas.

A prefeita Pollyanna Dutra (PT) foi ao Detran acompanhada pelo marido, Francisco Dutra, e pelo diretor do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, Wertvan Ferreira Gentil, e conversou com o superintendente Rodrigo Carvalho sobre as vantagens da municipalização. Pombal criou o Departamento Municipal de Trânsito em 2001, quando assinou o primeiro convênio de municipalização do trânsito.

Durante o encontro, o superintendente Rodrigo Carvalho colocou todo o corpo de engenheiros do Detran à disposição da Prefeitura para elaboração de um melhor disciplinamento do trânsito da cidade.

Pombal, cidade sede da 9ª Ciretran, tem uma frota de 13.882 veículos e 5.743 condutores habilitados.

Municipalização do trânsito – Segundo o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, é importante que os prefeitos procurem conhecer a necessidade e as vantagens da municipalização do trânsito. Ele disse que a assessoria jurídica do Detran oferece toda consultoria sobre o passo a passo da integração das prefeituras paraibanas ao Sistema Nacional de Trânsito, por meio da criação dos órgãos municipais de trânsito.

Dos 223 municípios paraibanos, só 22 concluíram o processo de municipalização do trânsito: Areia, Aroeira, Barra de Santa, Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Fagundes, João Pessoa, Lagoa Seca, Mamanguape, Patos, Piancó, Pombal, Salgado de São Félix, Santa Helena, São Mamede, Santa Rita, Sapé, Serraria, Soledade e Sousa. Alguns convênios estão em fase de renovação.

Já as prefeituras de Pitimbu, Conde, Mamanguape, Alagoa Grande e Queimadas iniciaram o processo de municipalização do trânsito e a documentação está sendo analisada pelo Conselho Estadual de Trânsito-Cetran.