João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Curso de Promotor de Polícia Comunitária visitam UPS’s da Capital

sexta-feira, 24 de maio de 2013 - 12:19 - Fotos: 

Quarenta alunos do Curso de Promotor de Polícia Comunitária visitaram, nessa quinta-feira (23), duas Unidades de Polícia Solidária de João Pessoa. A ação fez parte das aulas práticas da disciplina ‘Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança’, que integra a grade curricular do curso.

Para mim é uma honra participar dessa qualificação e, como membro da comunidade, me sinto feliz por poder multiplicar esse conhecimento e saber como participar ativamente nessa construção da segurança pública”, disse a aluna Eliezete Júlia, que integra a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.

Também participam do Curso de Promotor de Polícia Comunitária agentes da Guarda Municipal de João Pessoa, policiais do 1º e 5º Batalhões (localizados na capital) e alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) – que terminam a formação e passam a atuar nas ruas já em julho. Para estes últimos, conhecer a doutrina de uma polícia de pacificação e proximidade ajuda no desempenho operacional.

Eu acredito que é um curso relevante para a formação do policial, porque uma polícia que faz só aquele trabalho rotineiro de patrulhamento e abordagem não é completa. A Polícia Comunitária traz aproximação, até ao ponto do policial conhecer as necessidades da comunidade onde ele presta serviço”, opinou a aluna Raísa Silva, que conheceu as instalações e o trabalho das UPSs do Roger e Mandacaru.

Durante a atividade, os alunos foram instruídos pelo comandante do 1º Batalhão (1º BPM), tenente coronel Almeida, a instrutora Abimadabi Vieira, entre outras autoridades militares.

O Curso – Todos os policiais que atuam nas Unidades de Polícia Solidária (que somam 11 unidades em todo o Estado) participam do Curso de Promotor de Polícia Comunitária, oferecido também para policiais civis, bombeiros, guardas municipais, integrantes do Conselho Tutelar e líderes comunitários. Entre as disciplinas ministradas estão: Relações Interpessoais; Direitos Humanos; Mediação e Demais Meios de Resolução Pacífica de Conflito e Polícia Comunitária e Sociedade. A duração é de, em média, uma semana, totalizando até 41 horas aula.

Nesta semana, mais de 200 alunos iniciaram a qualificação, distribuídos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira e Cajazeiras.