João Pessoa
Feed de Notícias

Trauma de Campina Grande lança Campanha de Prevenção a Queimaduras

quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 10:43 - Fotos: 

O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande lança nesta segunda-feira (10), na Escola Estadual Itan Pereira, a Campanha de Prevenção de Queimaduras com o slogan “Neste São João Não Acenda o Perigo”. Durante a campanha, que vai até o próximo dia 30, será distribuído material educativo com objetivo de alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada. Além disso, haverá palestras educativas em escolas públicas e privadas e panfletagem em pontos estratégicos de Campina Grande.

Para o diretor técnico do Trauma-CG, Flawber Cruz, ao longo dos anos, a iniciativa adquiriu grande aceitação popular e tem contribuído para a prevenção de agravos à saúde na região.

Segundo dados do Trauma – CG, cerca de 70% das ocorrências de fogos de artifícios envolvem crianças. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

No mês de junho do ano passado, a Unidade de Queimados registrou 103 admissões; destas, 35 foram provocadas por fogos de artifício ou fogueiras juninas, sendo 26 crianças com idades entre zero e 12 anos e os demais causados por líquidos quentes e choque elétrico, entre outros. De acordo com dados da Unidade Hospitalar, as principais vítimas de queimaduras são crianças de até seis anos de idade.

O Hospital de Trauma de Campina Grande é o único na região que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3310-5850, ramal 5906.

Dicas – A Coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, deve-se evitar utilizar medicamentos sem consulta médica. Constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma – CG.

Não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar na queimadura, pois prejudicam ainda mais o ferimento. Logo que a pessoa for queimada, deve-se colocar a área atingida embaixo d’água. No setor para esse atendimento especializado, o Hospital de Trauma conta com uma equipe de oito cirurgiões plásticos, nove enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.