João Pessoa
Feed de Notícias

Governo inicia programação da Semana Estadual de Luta Antimanicomial

terça-feira, 14 de maio de 2013 - 16:38 - Fotos:  Ricardo Puppe

III Semana Estadual de Luta Antimanicomial Ricardo Puppe 8 270x202 - Governo inicia programação da Semana Estadual de Luta AntimanicomialO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, nesta terça-feira (14) as atividades alusivas a III Semana Estadual de Luta Antimanicomial que tem como tema: “Que Lugar Ocupar?”. Durante todo o dia, a SES promove a “Oficina de Redução Danos” para os profissionais que trabalham nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de várias cidades do interior do Estado. O evento acontece no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa.

Antes da oficina, um grupo de samba formado por usuários dos CAPS AD de Cabedelo e que participam das oficinas terapêuticas fez uma apresentação cultural. A programação vai se estender até o dia 18, quando será lembrado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A abertura oficial das atividades vai acontecer às 19 horas desta terça-feira, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, com a palestra “O Processo de Implantação e Ampliação da Rede de Atenção Psicossocial”, que terá como conferencista a coordenadora adjunta da Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Fernanda Nicácio.

III Semana Estadual de Luta Antimanicomial Ricardo Puppe 101 270x202 - Governo inicia programação da Semana Estadual de Luta AntimanicomialA palestra é ministrada por Domiciano Siqueira, presidente da Associação Brasileira de Redução de Danos (Aborda), com sede em São Paulo. Ele explicou que vai abordar e explorar as interfaces das drogas seja nas áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública. “Temos que buscar alternativas para ajudar os usuários a conviverem com a questão das drogas porque ela vai sempre existir na sociedade”, destacou Domiciano Siqueira.

Ainda segundo ele, o usuário deve receber atenção especial por parte dos profissionais de saúde, ser respeitado e receber toda ajuda necessária para conviver com o problema e não ser vítima de medidas repressivas e preconceituosas. “Essa repressão deve ser aplicada para os grandes traficantes”, destacou.

Durante a abertura da oficina, a coordenadora Estadual de Saúde Mental Shirlene Queiroz de Lima disse que a Paraíba tem motivos de sobra para comemorar a III Semana Estadual de Luta Antimanicomial pelo fato de ser o primeiro lugar no Brasil com a maior cobertura de CAPS por número de habitantes e contar com uma rede preparada para acolher e atender bem os dependentes químicos. “Estamos trabalhando para fechar os leitos psiquiátricos, criar mais CAPS e tratar o usuário de drogas com respeito e atenção”, destacou.

III Semana Estadual de Luta Antimanicomial Ricardo Puppe 2 270x202 - Governo inicia programação da Semana Estadual de Luta AntimanicomialEm João Pessoa, a programação será realizada até a sexta-feira (17) quando serão debatidos vários temas a exemplo de “Dialogando sobre Internação Compulsória”, “Discutindo a Questão da Violência: da Percepção à Notificação dos Casos”, “Conversando sobre a Desinstitucionalização”, “Atenção a Urgência e Emergência em Saúde Mental”, além da realização da “Marcha com Amigos, Profissionais, Familiares e Usuários de Saúde Mental”.

Nas cidades do interior do Estado, onde existem serviços na área de saúde mental, também acontecerão atividades alusivas a III Semana Estadual de Luta Antimanicomial como a realização de rodas de conversas sobre o tema, apresentações culturais, debates, palestras, oficinas, distribuição de material informativo sobre o CAPS, caminhadas, dentre outras atividades.