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Governo realiza capacitação em Ouvidoria Pública

terça-feira, 16 de julho de 2013 - 10:35 - Fotos: 

A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) promove no dia 18 de julho o 1º Curso de Capacitação Técnica em Ouvidoria Pública. O evento vai ser realizado das 14h às 18h, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), com o objetivo de qualificar servidores e correspondentes das secretarias e órgãos da administração direta e indireta no que diz respeito aos trâmites teóricos e práticos nas rotinas de trabalho em ouvidorias públicas. 

A abertura das atividades vai ser realizada pelo secretário executivo Chefe da Casa Civil, Lúcio Flávio Vasconcelos, e pela Ouvidora Geral do Estado, Tânia Brito. Na oportunidade, haverá o lançamento de uma cartilha que propõe a criação de unidades setoriais de ouvidorias. “Essa cartilha será entregue a todos os presentes e utilizaremos uma metodologia bem didática para que possamos compreender todo o processo de uma ouvidoria”, enfatizou a coordenadora da OGE.

Pela primeira vez, tanto as secretarias estaduais do governo que possuem ouvidoria própria, quanto as que ainda não possuem, encaminharam servidores que vão atuar como correspondentes, recebendo demandas e as fazendo tramitar nos setores de origem, para que possam voltar para a ouvidoria em tempo hábil. “A Rede de Ouvidorias já possui 34 unidades, então tanto os que conhecem os trâmites por já ter ouvidorias implantadas, quanto os que não conhecem, vão poder se inteirar de todo esse processo”, afirmou Tânia Brito.

Depois da exposição do marco legal e histórico sobre as ouvidorias, no qual serão explanadas as definições, surgimento e proposições dos trabalhos desempenhados por esses profissionais, haverá a apresentação do organograma e fluxograma da OGE, pelo ouvidor adjunto Nilton Santos. Logo em seguida, os participantes poderão discutir as temáticas abordadas durante as atividades.

A Ouvidoria Geral do Estado está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 7º andar, Bairro dos Estados. Denúncias, sugestões, elogios e reclamações podem ser direcionados de forma presencial ou escrita, e ainda por email: ouvidoriageral@casacivil.pb.gov.br ou pelo telefone 3214.7221.