João Pessoa
Feed de Notícias

Cooperar capacita agricultores de Mamanguape com orientação sobre melhorias no campo

terça-feira, 18 de junho de 2013 - 18:23 - Fotos: 

Discutir com os beneficiários da Associação Comunitária Rural de Itapecerica, em Mamanguape, formas de dinamizar e administrar melhor a produção de culturas, principalmente hortaliças. Este é o objetivo de uma capacitação promovida pelo Governo do Estado, por meio do Projeto Cooperar, a partir desta quarta-feira (19).

O curso, realizado em dois dias, faz parte do calendário de atividades do Cooperar para o mês de junho e beneficia, pelo menos, nove famílias de agricultores, que plantam coentro, pimentão, alface, quiabo e outras hortaliças, além de feijão e milho. “Mesmo com a seca, conseguimos criar formas alternativas para continuar produzindo, buscando água em açudes próximos que ainda mantinham reserva”, disse Edilma Celestino Silva, presidente da Associação.

Ela diz que, com informação e experiências compartilhadas no curso, os agricultores podem se preparar ainda melhor para os tempos de crise. “Se conseguimos driblar a estiagem e amenizar os prejuízos este ano, imagine quando colocarmos em prática o que vamos aprender neste curso”, observou.

A capacitação destaca o uso do método Itog, uma forma de gestão que leva em consideração o Investimento, a Tecnologia, a Organização e o Gerenciamento, como forma de contribuir com a discussão e a implementação dos subprojetos financiados no Estado, explicou o gestor do Projeto Cooperar, Roberto Vital. Segundo ele, a metodologia vem sendo aplicada em várias associações do Estado, sempre com êxito.

Outros cursos – Na próxima semana, será a vez dos agricultores de Serra Redonda receberem a capacitação do método Itog. O curso vai beneficiar os trabalhadores rurais da Associação da Comunidade Negra de Caiana dos Matias. Cerca de 30 famílias serão atendidas diretamente com o conhecimento repassado pelo Governo.