João Pessoa
Feed de Notícias

Destino Paraíba intensifica divulgação de roteiros no mercado argentino

sexta-feira, 4 de outubro de 2013 - 18:16 - Fotos: 

O Destino Paraíba será apresentado a cerca de 350 agentes de viagens da Argentina, durante a realização de três Workshops das operadoras de turismo Infinita & Travel e Journeys Special, de 8 a 11 de outubro, nas cidades de Buenos Aires, Córdoba e Rosário. A ação de capacitação é uma continuidade de um trabalho que tem sido feito pelo Governo do Estado, por meio da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), em parceria com o trade paraibano desde 2011. A ideia é fortalecer a imagem da Paraíba junto ao agente de viagem e público final da Argentina para viabilizar um voo charter, que está sendo negociado pelo Governo.

As ações de capacitação nas três cidades argentinas são uma iniciativa da operadora Infinita & Travel, que trabalha exclusivamente com destinos no Brasil junto aos agentes de viagens daquele País. Mônica Marzulo, executiva da operadora, esteve em João Pessoa para conhecer o destino e revelou que ficou encantada com o potencial turístico local. “Foi maravilhoso conhecer João Pessoa, o povo, a natureza. A gente não tem como não se contagiar”, revelou.

Na Argentina, os hoteleiros e receptivos paraibanos vão promover em Buenos Aires, no Hotel Pulitzer, em evento que deverá reunir cerca de 70 profissionais; em Córdoba, a capacitação será promovida no Hotel Windsor, com a expectativa de reunir cerca de 120 agentes de viagens; e, em Rosário, o evento será no Hotel Esplendor Savoy Rosário, com a presença estimada de pelo menos 120 profissionais. Nessas capacitações, há a orientação para que o trade paraibano informe aos agentes todas as belezas e infraestrutura da Paraíba, além de ressaltar a proximidade de João Pessoa com duas sedes da Copa do Mundo de 2014, Recife (PE) e Natal (RN).

As capacitações que serão realizadas na Argentina, segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, abrirão uma maior perspectiva para a chegada de um grande contingente de turistas argentinos na Paraíba a partir do início da alta temporada de verão. “Os argentinos começaram a conhecer a Paraíba há pouco tempo e esse trabalho, que já tem mais de dois anos, já começam a render bons frutos”, afirma a executiva da estatal do turismo.

Placas – Além das três capacitações, a PBTur está divulgando os roteiros paraibanos por meio de placas instaladas em shoppings centers e aeroportos argentinos. As peças publicitárias já foram colocadas nos shoppings mais movimentados de Buenos Aires: Paseo Alcorta, Patio Bullrich, Abasto e Buenos Aires Design. Os aeroportos escolhidos para a instalação dos painéis foram o de Córdoba, e o Aeroparque Jorge Newbery, localizado no bairro de Palermo, em Buenos Aires. “As imagens permanecerão instaladas nesses locais de setembro deste ano até setembro de 2014”, afirmou Ruth Avelino. Ela destaca que essa ação está sendo viabilizada em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio de convênio firmado entre a PBTur e o órgão federal.

A presidente da PBTur está entusiasmada com a possibilidade da vinda dos turistas argentinos, em especial, porque todas essas ações estão sendo intensificadas justamente no período em que o Brasil está ultimando os preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014. A seleção da Argentina já está confirmada para o Mundial e pode ser um das equipes a disputar suas partidas nas cidades sedes próximas a João Pessoa. “Quem sabe teremos a sorte de estar recebendo os torcedores argentinos durante a Copa”, diz a executiva.

Turistas – De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo, é crescente o número de ‘gringos hermanos’ que visitam o Brasil. Em 2012, foram 1.671.604 turistas, enquanto que em 2003, quando a Embratur passou a realizar a promoção turística do Brasil no exterior, estiveram em terras brasileiras, 786.568 visitantes da Argentina.

Outros indicadores que incentivam essa ação apontam que 79% dos turistas da Argentina visitam o Brasil por motivo de lazer, desses, 79% buscam Sol e Praia e 16% Ecoturismo e Aventura. A pesquisa revela, ainda, que a permanência média deles é de 10 dias. Sobre a frequência de visitas ao Brasil, 80% dos turistas argentinos já estiveram no país outras vezes, e 98% pretendem voltar. Quando perguntados sobre o grau de satisfação, 93% disseram plenamente atendidos.