João Pessoa
Feed de Notícias

Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial é lançado em Campina

quarta-feira, 11 de setembro de 2013 - 17:14 - Fotos: 

Campina Grande vai sediar, entre os dias 25 e 27 de novembro, no Garden Hotel, o VIII Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, que terá como tema “Repensando o conceito de ruralidade no Brasil: implicações para as políticas públicas”. O Fórum foi lançado nesta quarta-feira (11) no auditório da Embrapa, em Campina Grande, pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Marenilson Batista.

Ele explicou que o evento tem como objetivo promover um debate estruturado acerca dos resultados do projeto sobre o conceito de ruralidade no país e as consequências para as políticas públicas, em especial a proposta de tipologias dos espaços rurais brasileiros considerados nos diversos biomas com vistas à construção de políticas públicas diferenciadas.

A partir desse fórum, iremos discutir em que local melhor se apropria tal política pública. Na Paraíba, por exemplo, vamos debater como aquela política pode ser modelada para o Cariri, Brejo e Curimataú, onde tem mais água e se ela está perto ou longe dos grandes centros urbanos. O evento terá a participação de atores sociais, representantes de movimentos sociais, acadêmicos e gestores públicos”, explicou Marenilson.

O secretário adiantou que no dia 17 de novembro será iniciado um curso com 60 técnicos e gestores do Brasil e de outros países para capacitação dos conceitos de ruralidade. “O curso vai terminar justamente no Fórum Internacional em Campina Grande”, frisou.

O evento é promovido pelo Governo da Paraíba em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Delimitação- O representante do IICA, Carlos Miranda, destacou que o projeto se fundamenta na definição adotada pelo Estado brasileiro sobre a delimitação dos espaços rurais e urbanos e remonta às décadas de 1940-50. De acordo com essa definição, acrescentou Miranda, duas áreas rurais do Brasil são definidas por oposição e exclusão as áreas consideradas urbanas. Ou seja, todo o espaço de um município que não corresponder às áreas urbanas ou distritais é definido como rural.

Preocupações dessa natureza, levantadas por numerosos pensadores brasileiros, que, inclusive, advertem para a distorção que essa compreensão causa no planejamento e gestão das políticas públicas de desenvolvimento rural orientaram a execução de uma iniciativa, cujos resultados constituem a temática objeto do Fórum a ser realizado em novembro na Paraíba”, justificou Carlos Miranda.

PERÍODO

25 a 27 de novembro de 2013.

LOCAL

Campina Grande, Paraíba.

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países latinoamericanos e europeus.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas no site www.iicaforumdrs.org.br.