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Profissionais são treinados para a utilização do Sistema OuvidorSUS

quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - 17:07 - Fotos: 

A Ouvidoria Geral da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (Doges), realiza na próxima segunda-feira (21) o Curso de Capacitação do Sistema OuvidorSUS nível 1, nas dependências da Escola Profissionalizante Kronos, localizada na Avenida Almirante Barroso, 542, no Centro de João Pessoa.

O curso será ministrado até o dia 25 desse mês, pela consultora técnica do Doges, Ana Maria Tavares, com a presença de 35 ouvidores do SUS-PB e tem o objetivo de capacitar ouvidores e assistentes técnicos para atuarem em rede nas instituições de saúde do Estado.

A palestra de abertura será ministrada pela ouvidora geral do Estado, Tânia Brito, que vai falar sobre a dinâmica e funcionamento dos trabalhos desempenhados em uma ouvidoria e dos caminhos para a prestação eficiente de serviços para a sociedade. “Essa capacitação é muito importante para o fortalecimento da democracia participativa, o enfoque na necessidade de políticas públicas, como também para o conhecimento da rede de ouvidorias do Estado”, disse.

Para a ouvidora geral da Secretaria de Estado da Saúde, Regina Celi Ribeiro, o sistema OuvidorSUS propõe um trabalho integrado que vai facilitar o desempenho das atividades nos municípios, laboratórios e hospitais da Paraíba. “Essa parceria entre os profissionais do Departamento de Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde, com as secretarias estaduais é importante porque, além da divulgação do trabalho dos ouvidores, facilita a participação dos cidadãos para o melhoramento das ouvidorias”, afirmou.

O Sistema OuvidorSUS é a principal ferramenta para o recebimento, tratamento e monitoramento das reclamações, sugestões, solicitações, denúncias e elogios dos cidadãos, além da disseminação de informações em saúde. O serviço foi criado com a finalidade de descentralizar e agilizar o processo de acompanhamento e respostas das manifestações, com gerenciamentos que auxiliem na melhoria contínua do serviço.

Outras informações sobre a capacitação podem ser obtidas pelo telefone 3214.7221.