João Pessoa
Feed de Notícias

Hospital de Trauma de João Pessoa elabora protocolo de Transfusão Maciça de Sangue

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014 - 11:05 - Fotos: 

Um dos maiores problemas registrados pelos serviços de emergência dos hospitais está relacionado à entrada de pacientes apresentando quadro de perda de grande volume de sangue. Para prestar atendimento de forma adequada, integrantes do Comitê Transfusional do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, estão mobilizados na elaboração de um Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue.

A transfusão maciça é o procedimento adotado para administrar uma grande quantidade de sangue, correspondendo a um volume superior a uma vez e meia a volemia do paciente, ou seja, ao volume de sangue contido no corpo no períodode 24 horas.

As chamadas TM (Transfusões Maciças) devem acontecer mediante situações em que o paciente apresente um quadro expressivo de hemorragia. “Precisamos estar capacitados para atender com rapidez e de forma adequada no controle da perda de grande volume de sangue, evitando que ocorram danos irreversíveis e até o óbito”, ressaltou a presidente do Comitê Transfusional do Hospital de Trauma, Roseneide Soares.

O Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue é constituído de diversas etapas para que, de forma ágil e segura, o paciente possa ser transfundido. É um trabalho meticuloso e de muita responsabilidade, e que envolve vários profissionais da assistência.

A elaboração do Protocolo de Transfusão Maciça de Sangue do Hospital de Emergência e Trauma está sendo finalizado e, de acordo com a presidente do Comitê Transfusional, a expectativa é de que comece a ser colocado em prática no próximo mês. O Hospital de Trauma de João Pessoa será o primeiro da rede pública da Paraíba a adotar essa prática.

Agência Transfusional –A Agência Transfusional da instituição armazena os hemocomponentes para dar suporte hemoterápico com rapidez e segurança aos pacientes que necessitam de transfusão de sangue. O abastecimento da agência é feito pelo Hemocentro da Paraíba, que disponibiliza bolsas de sangue dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

Doação de sangue –As doações de sangue para o Hospital de Trauma devem ser feitas no Hemocentro, localizado na Av. Dom Pedro II, 119, no bairro da Torre.

Exigências paradoação:

- Homens e mulheres com idade entre 18 anos completos e 65 anos 11 meses e 29 dias;

- Peso acima de 50 Kg;

- Gozar de boa saúde;

- Não ter tido hepatite, malária ou doença de chagas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, aids, etc;

- O doador deve mostrar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial;

- Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação;

- Obedecer o prazo de doação de 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres;

- Não estar grávida ou amamentando;

- Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.