João Pessoa
Feed de Notícias

Semana de Trânsito encerra com adesivagem da Operação Lei Seca

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 17:10 - Fotos: 

27.09.13 encerramento semana nacional detransito 2 270x202 - Semana de Trânsito encerra com adesivagem da Operação Lei SecaCentenas de veículos que passaram pelo Parque Solon de Lucena, na manhã desta sexta-feira (27), receberam o adeviso com mensagem educativa da Operação Lei Seca. O comando educativo, com distribuição de panfletos, adesivos e abordagem corpo a corpo sobre os riscos da mistura álcool e direção, foi um dos eventos da programação de encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2013, que teve como tema Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito!.

Na Paraíba, as atividades da Semana Nacional de Trânsito coincidiram com o aniversário de um ano de criação da Operação Lei Seca, no dia 21 de setembro, marcada por um comando educativo na Praça da Paz e pelo lançamento de um selo personalizado em homenagem à Operação, durante um seminário realizado nesta quinta-feira (26) na Faculdade Maurício de Nassau.

A atividade realizada no Parque Solon de Lucena nesta sexta-feira (27) teve a intenção de envolver os condutores e a sociedade paraibana na operação que, desde 21 de setembro do ano passado, integra as ações do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito- Bptran.

O comando educativo, realizado pela Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, teve a participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Divisão de Educação para o Trânsito e dos 60 agentes de trânsito nomeados pelo Governo do Estado, no mês de julho, após aprovação no concurso público do Detran.Foram adesivados carros e motocicletas e distribuídos panfletos sobre a Operação Lei Seca para condutores, passageiros e pedestres.

Desde que foi criada, em 21 de setembro do ano passado, a Operação Lei Seca abordou mais de 32 mil veículos e realizou mais de 28 mil testes do bafômetro. Neste período, foram flagrados 2.175 motoristas paraibanos dirigindo sob efeito do álcool e 321 foram presos.

Simulador de direção veicular – Outro evento que marcará o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, na Paraíba, será a apresentação do modelo do simulador de direção veicular que deve ser utilizado pelos Centros de Formação de Condutores de todo o país, a partir de primeiro de janeiro de 2014.

Em João Pessoa, o equipamento será apresentado ao público, a partir das 19h desta sexta-feira (27), na Praça de Eventos do Manaíra Shopping, em frente à Livraria Leitura e poderá ser visto pelos clientes até o dia 2 de outubro, no horário de funcionamento do shopping. Já em Campina Grande, o simulador de direção veicular ficará exposto no Shopping Boulevard, de 3 a 7 de outubro. O equipamento será instalado próximo ao Banco do Brasil e ao Hiper Bompreço.

O equipamento simula várias situações enfrentadas pelos condutores, inclusive os efeitos provocados pelo consumo do álcool antes de dirigir.

Prazo para instalação – Por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os equipamentos devem ser instalados até o dia 31 de dezembro e serão utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação categoria “B”.

27.09.13 encerramento semana nacional detransito 1 270x179 - Semana de Trânsito encerra com adesivagem da Operação Lei SecaO objetivo da implantação é utilizar a tecnologia para que os candidatos tenham noções de direção veicular, antes do acesso real ao veículo que só acontece nas aulas práticas. Utilizando os equipamentos, os futuros condutores passarão por situações que irão permitir o domínio da máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade. A simulação da prática de direção veicular deve ser ministrada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal.

Serão exigidas cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.

Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas e antes da realização do exame teórico. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deve acompanhar e supervisionar cada candidato.

Para a implantação do simulador nos CFCs, foram necessárias alterações na Resolução Contran nº 168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos e na Resolução do Contran nº 358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades públicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.