Um plano de ações integradas para alavancar o turismo rural em Bananeiras, Borborema e Pirpirituba, no Brejo paraibano, será apresentado, na manhã desta sexta–feira (13), pelas prefeituras dos três municípios. A iniciativa é do Governo do Estado e está sendo executada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) com parceria de outros órgãos.
A apresentação começa a partir da 8h, na comunidade Caruatá, em Borborema, localizada na área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira do Roncador. Após a conclusão dos trabalhos, entra em discussão a reavaliação e repactuação do diagnóstico rural participativo para 2014.
De acordo com a extensionista social da Emater, Ivanalda Dantas, as ações de assistência técnica e extensão rural na APA do Roncador tiveram início em abril deste ano, com a construção do diagnóstico rural participativo.
Entre as ações, destacam-se cursos de capacitação em associativismo, organização rural e previdência social no campo. Foram formados dois grupos de produção em piscicultura e avicultura alternativa com projetos elaborados e que serão financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Encontram-se em fase de implantação oito viveiros escavados, para a produção de peixes e 10 aviários para a criação de frangos alternativos. Também foram elaboradas Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs) para pessoas físicas, com encaminhamentos de DAP jurídica, com vistas à construção da sede da associação dos moradores das comunidades.
Participam do encontro, além dos agricultores familiares da região, prefeitos, secretários de turismo, técnicos da Emater e representantes do comitê da APA do Roncador, composto pelo poder público e a sociedade civil representado por várias instituições.