João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba registra 2ª maior alta do Nordeste no setor de serviços

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013 - 18:15 - Fotos: 

call center mangabeira e obras no jose americo foto kleide teixeira 201 270x179 - Paraíba registra 2ª maior alta do Nordeste no setor de serviçosO setor de serviços da Paraíba registrou a segunda maior taxa de crescimento do Nordeste, segundo informou nesta quarta-feira (18) a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O faturamento nominal cresceu 10,1% em outubro sobre o mesmo mês do ano passado. Na Região, apenas o Estado de Alagoas, que ficou em segundo lugar do país, apresentou índice maior (14,2%). A média nacional do faturamento do setor ficou abaixo da Paraíba (8,8%).

Com o dado de outubro, a atividade do setor de serviço na Paraíba, que tem peso de 73% na participação do PIB do Estado, registrou crescimento nominal acima de dois dígitos (10,9%) no acumulado de janeiro a outubro, o que coloca o Estado também na segunda colocação do Nordeste. O primeiro lugar na lista também continua o mesmo, com o Ceará, que nos dez primeiros meses do ano cresceu 13,7%. Completam a lista: Alagoas (10,4%), Bahia (10,4%) e Maranhão (9,3%). O pior resultado, tanto no crescimento de outubro como no do acumulado do ano, foi registrado no Piauí, com aumento de 3,2% e 3,3%, respectivamente. (veja o ranking na tabela).

Já o país acumula alta menor que a Paraíba nos dez meses deste ano sobre o ano anterior (8,8%). Segundo analistas do IBGE, o setor, ao lado do comércio, vive tendência de reação nos últimos meses com a renda ainda em expansão, apesar do menor ritmo neste ano.

Em outubro, o segmento de serviços de destaque da Paraíba, assim como ocorrido em setembro, foram os serviços profissionais, administrativos e complementares, a exemplo dos serviços terceirizados de limpeza e segurança privada, com crescimento de 17,5%. Segundo os analistas do IBGE, os números apresentados na Paraíba indicam um crescimento real da receita do setor de serviços. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) não desconta a inflação, ou seja, é um crescimento nominal, mas se tomarmos como base a inflação medida por qualquer instituto, vamos perceber um crescimento real, tendo em vista que a inflação gira em torno de até 6%, enquanto o crescimento paraibano foi acima de 10%.

A Pesquisa Mensal de Serviços é o primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país. O índice abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores de saúde, educação e administração pública. Como a pesquisa é nova, o IBGE não calcula o resultado comparado com o mês imediatamente anterior, pois é necessário uma série mais longa para identificar um padrão sazonal dos dados.

Ranking dos estados da Região Nordeste em outubro e no ano

Estado Outubro Acumulado
Alagoas 14,2% 10,4%
PARAÍBA 10,1% 10,9%
Ceará 9,8% 13,7%
Sergipe 8,9% 4%
Pernambuco 7,1% 5,5%
Maranhão 5,1% 9,3%
Rio Grande do Norte 3,8% 4,8%
Bahia 4,7% 10,4%
Piauí 3,2% 3,3%

Fonte: IBGE