João Pessoa
Feed de Notícias

Rômulo prestigia aula inaugural do Projeto Jovem Educado Transita Bem

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 - 12:00 - Fotos:  Secom-PB

Aula Inaugural Jovem Educado Transita Bem 3 270x202 - Rômulo prestigia aula inaugural do Projeto Jovem Educado Transita BemAlunos da rede estadual de ensino de João Pessoa e Campina Grande participaram, nesta quinta-feira (19), da primeira aula teórica sobre trânsito, dentro do projeto “Jovem Educado Transita Bem”, criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran).

A aula inaugural do projeto aconteceu em João Pessoa, às 8h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau e contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia e do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho. Em Campina Grande, a primeira aula será nesta quinta-feira (19) , às 14h, no Palácio das Artes.

O projeto Jovem Educado Transita Bem atende à Lei N. 9.503, de 23 de setembro de 1997, Resolução número 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que institui o tema trânsito como atividade extracurricular em instituições de Ensino Médio. Na primeira fase, 1.100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual serão beneficiados.

Na aula inaugural, o vice-governador Rômulo Gouveia enfatizou que os alunos contemplados pelo projeto aproveitem esta oportunidade oferecida pelo Governo do Estado para garantir o acesso à Carteira Nacional de Habilitação, mas pediu que eles se transformem em agentes multiplicadores das noções básicas de trânsito recebidas durante o curso teórico.

Rômulo Gouveia revelou que a intenção do Governo é que o projeto seja expandido a toda rede estadual de ensino da Paraíba, até 2015. O superintendente Rodrigo Carvalho lembrou que, ao ser contemplado pelo projeto, o estudante terá muitas vantagens em relação aos candidatos comuns, todas as aulas são ministradas por um Centro de Formação de Condutores (CFCs).

Os estudantes atendidos pelo projeto poderão iniciar as aulas teóricas antes da maior idade, exigida aos demais candidatos. Desta forma, poderão adiantar o processo para emissão da CNH. Já que a lei só permite que os demais candidatos frequentem um Centro de Formação de Condutores com idade acima de 18 anos”, afirmou oAula Inaugural Jovem Educado Transita Bem 4 270x202 - Rômulo prestigia aula inaugural do Projeto Jovem Educado Transita Bem superintendente do Detran.

A aula inaugural foi proferida pelos instrutores Alessandro Leal e Eduardo Vasconcelos. As demais aulas acontecerão às sextas-feiras à tarde, nas escolas que possuem o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi).

Os alunos que obtiverem frequência igual ou superior a 75% receberão, ao término do curso, uma certificação do Detran, isentando-os das aulas teóricas que seriam ministradas pelos Centros, ficando obrigatório ao aluno prestar o exame de Legislação no Detran. Outro benefício será a redução no pagamento no CFC, já que não serão necessárias as aulas teóricas.

Eles receberão, gratuitamente, um kit contendo cinco livros que abordarão temáticas sobre o trânsito. As aulas serão ministradas por instrutores de Trânsito, selecionados pelo Detran, através de entrevistas e apresentação de documentos exigidos em edital e contratados pela SEE.

O curso terá as disciplinas de Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Noções de Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito e ainda Noções sobre o Funcionamento do Veículo de Duas e Quatro Rodas. O projeto, que representa um investimento de R$ 4,6 milhões, beneficiará cerca de 15 mil alunos da rede estadual de ensino.

Aula Inaugural Jovem Educado Transita Bem 2 270x202 - Rômulo prestigia aula inaugural do Projeto Jovem Educado Transita BemSegundo o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, Rodrigo Carvalho, o projeto representa um investimento de R$ 4,6 milhões, com recursos do Detran, e vai beneficiar 15 mil alunos da rede estadual de ensino. Na primeira fase, as 191 vagas oferecidas para instrutores de trânsito estão distribuídas da seguinte forma: 89 para Campina Grande, 65 para João Pessoa, 17 para Esperança, 13 para Cabedelo e 7 para Santa Rita.

 Relação das escolas polo que sediarão o projeto:

 JOÃO PESSOA E REGIÃO METROPOLITANA

 EEEFM FRANCISCA A. CUNHA

 EEEM URSULA LIANZA

 EEEM CÔNEGO LUIZ GONZAGA DE OLIVEIRA

 EEEFM PROFª LILIOSA DE PAIVA LEITE

 EEEM PROFº PEDRO AUGUSTO PORTO CAMINHA

 EEEM MATHEUS AUGUSTO DE OLIVEIRA

 CAMPINA GRANDE E REGIÃO METROPOLITANA

 EEEM DR. ELPIDIO DE ALMEIDA

 EEEFM ISABEL RODRIGUES DE MELO

 EEEFM NENZINHA CUNHA LIMA

 EEEFM DR. HORTENSIO DE SOUSA RIBEIRO

EEEFM SEVERINO CABRAL

EEEFM MONSENHOR JOSÉ DA SILVA COUTINHO