A coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, entregou, nessa quinta-feira (30), os certificados da capacitação ministrada pelo designer Sérgio Matos, que contou com a participação de artesãs das cidades de Acaú e Cabedelo. Pâmela foi recebida na Associação das Marisqueiras de Acaú, no município de Pitimbu. De acordo com ela, outras capacitações estão previstas para os artesãos paraibanos neste ano. A meta é habilitá-los para o Selo do Artesanato Paraibano, lançado em dezembro de 2013 pelo governador Ricardo Coutinho.
“Estamos investindo nas capacitações, principalmente agora com o Selo do Artesanato. Não é justo criarmos um selo de qualidade e não oferecermos uma forma de qualificá-los para receber esse reconhecimento. Por isso, o nosso foco é cada vez mais aumentar o nível de excelência dos nossos artesãos para que eles estejam preparados para expor em grandes eventos, com peças de valor e bom gosto, com visão de mercado”, destacou Pâmela.
Além das marisqueiras de Acaú, também receberam os certificados as artesãs da Associação Farol de Cabedelo, que utilizam a escama de peixe como matéria-prima para confecção de peças, e as artesãs do Jardim Alfa, também de Cabedelo, que trabalham com um tear para transformar cascalho em arte. A capacitação com o designer Sérgio Matos foi realizada nos meses de outubro e novembro de 2013 promovida pelo Programa de Artesanato da Paraíba juntamente com o Sebrae-PB.
Pâmela ressaltou que após as oficinas, as artesãs fecharam muitas encomendas durante a realização do 19º Salão de Artesanato da Paraíba, encerrado no último domingo, no Jangada Clube, em João Pessoa. “Esse foi o primeiro Salão que elas participaram e já conseguiram um ótimo volume de vendas e encomendas importantes, como as da estilista Martha Medeiros, que veio conferir de perto o talento das artesãs durante o evento. Elas também já foram selecionadas para a próxima edição da Craft Design, maior feira de design do Brasil. É muito gratificante ver que no primeiro Salão e após a primeira consultoria elas conseguem viver do próprio ofício, levando essa arte para outras regiões do País”, observou a primeira-dama.
O Salão abrigou trabalhos de mais de cinco mil artesãos de 80 municípios e gerou um volume de vendas de mais de R$ 1,7 milhão, o que representa um aumento de 23% no faturamento em comparação com a edição anterior.