João Pessoa
Feed de Notícias

Paraíba vai realizar Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil

terça-feira, 14 de janeiro de 2014 - 09:45 - Fotos: 

A Paraíba iniciou os preparativos para a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o estado está entre os primeiros, além de Santa Catarina e São Paulo, a iniciar a organização do evento. No último dia 24 de dezembro, o Diário Oficial publicou os decretos que constituem a comissão organizadora e convocam para a realização da etapa paraibana.

Três fases dividem a Conferência: as municipais, estaduais e a nacional. A Conferência Estadual acontece no dia 10 de abril, em João Pessoa, e segue o tema proposto nacionalmente: “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”. Os debates vão reunir representantes dos 223 municípios. O encontro vai funcionar como etapa preparatória da Conferência Nacional, que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília.

As etapas municipais serão feitas de maneira intermunicipal, ou seja, uma cidade sede vai reunir os municípios circunvizinhos. Participam das atividades, os agentes da Defesa Civil, representantes do poder público, da sociedade civil, de conselhos e entidades profissionais, conselhos de políticas públicas e da comunidade científica com uma estimativa de público que ultrapassa mil pessoas.

Para o secretário executivo de Estado da Infraestrutura e vice-presidente da Comissão Organizadora Estadual, Carlos Alberto Bezerra, a Defesa Civil da Paraíba compreende a importância e a participação do estado no evento. “A antecipação da Paraíba nos preparativos para 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil ocorre pela importância do evento. O tema proposto vai trabalhar a prevenção na sociedade como um todo”, destaca.

Conferência Municipal – O primeiro encontro intermunicipal do Estado vai ocorrer na cidade de Bayeux, no dia 24 de janeiro, a partir das 8h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – na Avenida Liberdade – SESI.

Os municípios que foram convocados são: Caaporã, Cabedelo , Caldas Brandão, Conde, Cruz do Espírito Santo, Gurinhém, Ingá, Itabaiana, Itatuba, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pilar, Pitimbu, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, Santa Rita, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Serra Redonda e Sobrado.